top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

A CURA DA ANSIEDADE - parte 7

Bom dia.


Acesse as partes anteriores aqui: (parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5, parte 6).

Dando sequência à nossa série sobre ansiedade, vimos que Jesus inicia sua prescrição de quatro partes, nos exortando a olhar para a vida como um todo. Agora, a segunda parte.


Se puder, vá variando a versão da Bíblia em que lê essa passagem de Mateus. Podemos ser surpreendidos e abençoados por frases, palavras e expressões com as quais não estamos acostumados. Mas, não deixe de ler e reler Mateus 6.19-34. A Palavra é poderosa para nos ajudar a acabar com a ansiedade.


2. Olhe a natureza da vida.

“Quem de vocês consegue acrescentar uma hora à sua vida?”, pergunta Jesus (6.27). Ninguém, obviamente. Mas o que Jesus quer dizer? Que simplesmente “a ansiedade não vai levar ninguém a lugar nenhum”? É mais profundo que isso.


Ele está falando da provisão do Pai para as nossas vidas. Está frisando a natureza da vida do cristão:

“A sua vida está nas mãos do seu Pai. Ele a projetou. Ele sabe o início e o fim dela. Ele planeja cada passo da maneira de cumprir Seu propósito em você e através de você. Quando esse propósito for cumprido, você será levado para o lar, para viver com Ele." 

Por que se preocupar quando Ele tem sua vida nas mãos? A sua preocupação é sinal de que você não confia nEle, ou ainda não se entregou a Ele como deveria. Você não confiaria num estranho. Você não entregaria a um desconhecido algo precioso para que ele tomasse conta. Você só confia em quem você conhece.


O salmo 139 é outro lindo texto para exterminar nossas ansiedades. Ele afirma verdades maravilhosas sobre como Deus nos conhece nos mínimos detalhes. Todos os dias das nossas vidas estão diante dele, desde antes de estarmos no ventre materno; cada um dos nossos pensamentos, cada uma das nossas palavras, dos nossos movimentos, das nossas andanças.

Não vale a pena se esforçar para conhecer Alguém que sabe como somos e, ainda assim, nos ama tanto a ponto de Ele nos entregar o que tinha de mais precioso, seu Filho, seu único Filho, para nos salvar?

Quando queremos tomar as nossas vidas das mãos do Pai e tê-la sob nosso controle é que nos encontramos laçados pela ansiedade.


O segredo de nos libertarmos da ansiedade é nos libertarmos de nós mesmos e abandonarmos os nossos planos.


Mas este espírito só emerge em nossas vidas quando nossas mentes estão cheias do conhecimento de que nosso Pai pode ter nossa confiança de que seremos supridos em todas as nossas necessidades.


É por isso que a Bíblia fala tanto sobre a Soberania de Deus. Nos argumentos teológicos, às vezes um tanto nebulosos, acabamos perdendo a noção desta realidade. Mas todo o Sermão do Monte depende do fato de que

Deus governa este mundo, Seus caminhos são perfeitos e seus propósitos serão cumpridos.

Nossas petições de que a vontade Dele seja feita na terra como no céu, e que o seu Reino venha, não são mais do que reivindicar Sua promessa de que assim será um dia. Elas expressam o nosso compromisso pessoal de desejarmos que se realize todo o Seu querer para as nossas vidas.


É Deus, nosso Pai, quem determina os limites das nossas vidas, quem nos prepara para as boas obras, a fim de que andemos nelas. (Efésios 2.10). É Ele quem promete que, quando andamos de acordo com o Seu plano, nada nos faltará. Quando percebermos isso, veremos a insensatez da ansiedade, e a importância vital de confiarmos tudo a Ele.

A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos nossas esperanças em qualquer coisa menor do que Deus e sua vontade para nós.

Billy Graham, 1918-2018



Para refletir

  • Há algo que esteja impedindo você de confiar totalmente no cuidado de Deus? Se sim, apresente isso a Ele e peça que Ele o dirija a um relacionamento de total confiança.

"Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno."

(Salmo 139.23,24)



>>> continua no próximo post.


 

Bibliografia usada na série "A Cura para a Ansiedade"

  1. FERGUSON, Sinclair. Kingdom Life in a Fallen World: Living Out the Sermon on the Mount - (Vida do Reino em um Mundo Caído: Vivendo o Sermão da Montanha)

  2. STOTT, John. A Mensagem Do Sermão Do Monte - contracultura cristã, Ed. ABU


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page