Bom dia.
O assunto "ansiedade" é tão importante, que Jesus dedica boa parte do Sermão do Monte (Mateus 5, 6 e 7) a ele. (Acesse aqui a parte 1).
A ansiedade nunca fortalece você para o amanhã; ela apenas o enfraquece para o dia de hoje.
J. Blanchard, 1932-
Como diz uma de minhas cunhadas, muita calma nessa hora, porque vamos abrir a Palavra de Deus numa passagem bem conhecida. E, por isso, corremos o risco de abordar o texto com atitudes que possam enevoar nossa compreensão, do tipo “isso aqui eu já sei de cor”, e perdermos bênçãos preciosas. Podemos cair na armadilha da familiaridade, achando que já sabemos tudo sobre o assunto. Tais condutas podem nos impedir de ouvir o que de fato precisamos. Por isso, desarmemo-nos e encaremos o Sermão do Monte de peito aberto.
O erro mais comum é começar a leitura sobre a ansiedade no verso 25: "Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida..."
(Mateus 6.25)
Erramos quando iniciamos a leitura sobre a ansiedade no verso 25. Ele começa com um “portanto” ou “por isso”, uma conjunção conclusiva. Ou seja, não podemos começar pela conclusão.
Antes de apresentar a cura, o Dr. Jesus primeiro faz o diagnóstico, nos versos 19 a 24, e depois conclui com a prescrição. "Portanto", se você começar a leitura no verso 25, chegou no final da consulta e perdeu muita coisa!
Todavia, se iniciarmos o texto no verso 19, entenderemos o diagnóstico de Jesus - aquilo que fazemos de errado e, com isso, abrimos espaço para ansiedade entrar e se instalar.
O que gera a ansiedade? Por que as pessoas ficam ansiosas? Como ela surge em nossas vidas? Qual a cura para essa doença espiritual?
O motivo das pessoas ficarem ansiosas é porque elas focam sua atenção em si mesmas ao invés de focar em Deus. Elas não confiam na graça de Deus.
Sinclair Ferguson
A cura para a ansiedade é reconhecer que nosso Pai sabe, vê e entende nossas vidas. Ele cuida de nós, e nos aceita quando estamos em Cristo. A cura é descrita por Jesus nos versos 25-32. Ele reitera a confiança que podemos ter no nosso Pai e em sua perfeita provisão para todas as nossas necessidades.
Veremos isso detalhadamente como Jesus o fez, diagnosticando as causas da ansiedade e Sua prescrição para a cura.
Jesus faz o diagnóstico daquilo que fazemos que gera a ansiedade.
Há "três portas" que podemos abrir para que ela entre em nossas vidas. Três atitudes que devemos evitar a todo custo.
O diagnóstico:
Acumular nosso tesouro no lugar errado;
Pensar na vida da forma errada;
Servir a Deus da forma errada.
Depois, aí sim, vem o "portanto" do verso 25, onde Jesus nos dá a prescrição, o tratamento para a ansiedade.
A prescrição:
Olhe para a vida como um todo;
Olhe a natureza da vida;
Olhe para a generosidade de Deus;
Busque primeiro o reino de Deus.
>>> continua...
Bibliografia usada nesta série
FERGUSON, Sinclair. Kingdom Life in a Fallen World: Living Out the Sermon on the Mount - (A vida do Reino em um mundo caído: vivendo o Sermão do Monte)
STOTT, John. A Mensagem Do Sermão Do Monte - contracultura cristã, Ed. ABU
Comments