• Luiz Fernando Arêas

A CURA DA ANSIEDADE - parte 2

Bom dia.


Leia: Mateus 6.19-34


O assunto "ansiedade" é tão importante, que Jesus dedica boa parte do Sermão do Monte (Mateus 5, 6 e 7) a ele. (Acesse aqui a parte 1).

A ansiedade nunca fortalece você para o amanhã; ela apenas o enfraquece para o dia de hoje.

J. Blanchard, 1932-


Como diz uma de minhas cunhadas, muita calma nessa hora, porque vamos abrir a Palavra de Deus numa passagem bem conhecida. E, por isso, corremos o risco de abordar o texto com atitudes que possam enevoar nossa compreensão, do tipo “isso aqui eu já sei de cor”, e perder bênçãos preciosas. Tais condutas podem nos impedir de ouvir o que de fato precisamos. Por isso, desarmemo-nos e encaremos o Sermão do Monte de peito aberto.

O erro mais comum é começar a leitura sobre a ansiedade no verso 25: "Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida..." (Mateus 6.25).

Erramos quando iniciamos a leitura sobre a ansiedade no verso 25. Ele começa com um “portanto” ou “por isso”, uma conjunção conclusiva. Ou seja, não podemos começar pela conclusão. Antes de apresentar a cura, o Dr. Jesus primeiro faz o diagnóstico, nos versos 19 a 24, e depois conclui com a prescrição. "Portanto", se você começar a leitura no verso 25, chegou no final da consulta e perdeu muita coisa!


Todavia, se iniciamos o texto no verso 19, entenderemos o diagnóstico de Jesus, aquilo que fazemos de errado e acaba abrindo espaço para ansiedade entrar e se instalar.


O que gera a ansiedade? Por que as pessoas ficam ansiosas? Como ela surge em nossas vidas? Qual a cura para essa doença espiritual?

O motivo das pessoas ficarem ansiosas é porque elas focam sua atenção em si mesmas ao invés de focar em Deus. Elas não confiam na graça de Deus.

Sinclair Ferguson


A cura para a ansiedade é reconhecer que nosso Pai sabe, vê e entende nossas vidas. Ele cuida de nós, e nos aceita quando estamos em Cristo. A cura é descrita por Jesus nos versos 25-32. Ele reitera a confiança que podemos ter no nosso Pai e em sua perfeita provisão para todas as nossas necessidades.

Veremos isso detalhadamente, como Jesus o fez, diagnosticando as causas da ansiedade e Sua prescrição para a cura.


Jesus faz o diagnóstico daquilo que fazemos que gera a ansiedade.


Há "três portas" que podemos abrir para que ela entre em nossas vidas. Três atitudes que devemos evitar a todo custo.


O diagnóstico:

  1. Acumular seu tesouro no lugar errado;

  2. Pensar na vida da forma errada;

  3. Servir a Deus da forma errada.


Em seguida, iniciando com o "portanto" do verso 25, Jesus nos dá a prescrição, o tratamento para a ansiedade.


A prescrição:

  1. Olhe para a vida como um todo;

  2. Olhe a natureza da vida;

  3. Olhe para a generosidade de Deus;

  4. Busque primeiro o reino de Deus.


>>> continua...



Bibliografia usada neste série

  • FERGUSON, Sinclair. Kingdom Life in a Fallen World: Living Out the Sermon on the Mount - (A vida do Reino em um mundo caído: vivendo o Sermão do Monte)

  • STOTT, John. A Mensagem Do Sermão Do Monte - contracultura cristã, Ed. ABU

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo