top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

O TRAVESSEIRO DA SOBERANIA DE DEUS – parte 1 de 4

Bom dia.




Iniciamos uma série em quatro partes com o tema O TRAVESSEIRO DA SOBERANIA DE DEUS.


Mesmo preso e com o risco de ser executado, Paulo descansava no travesseiro da soberania de Deus.


Um breve resumo para entendermos melhor o contexto da carta de Paulo aos filipenses. O apóstolo e essa igreja têm um relacionamento muito estreito, um sincero amor mútuo.


A carta mostra que eles enfrentam problemas. Como dizia uma saudosa e querida tia: "Nem tudo são flores..."


Paulo está preso, possivelmente em Roma, a mil quilômetros de Filipos, acorrentado 24 horas por dia a um soldado da guarda pretoriana, e a sua morte é uma possibilidade concreta. Ele ainda não sabe que será liberto e pregará por mais seis anos.


Os filipenses estão enfrentando forte oposição externa e problemas internos, como a falta de unidade entre duas irmãs, um problema que ganhou contornos consideráveis e a igreja toda tem sofrido com isso. Paulo não pode estar pessoalmente com eles, mas os instrui e exorta através dessa carta.


Apesar de todas essas dificuldades, o tema da carta é a alegria, afirmada várias vezes pelo apóstolo de maneira retumbante. Como isso é possível? De onde vem essa alegria indestrutível? Como essa alegria pode ser tão resiliente?


A resposta é que ele tinha uma confiança inabalável nos propósitos soberanos de Deus para sua vida.

Ele diz no verso 19:


“pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação...”.

(Filipenses 1.19a)


Haja o que houver. Saia ele vivo da prisão ou não. Paulo sabe que logo ele será liberto da prisão, de um jeito ou de outro, seja pela morte ou pela absolvição. Ele crê que sua vida está nas mãos do soberano Deus, não nos caprichos do temperamental Nero.


É essa convicção na autoridade suprema de Deus que dá a Paulo grande alegria. Não fosse isso, possivelmente ele estaria dominado pelo medo. Mas ele descansa a cabeça no travesseiro da soberania de Deus toda a noite, e dorme muito bem.

 

Quando leio um texto desses, carregado de uma confiança inabalável, mesmo que as perspectivas não sejam as melhores, a Bíblia me faz uma pergunta. E para respondê-la, devo olhar com toda sinceridade no fundo do meu coração:


Você tem medo do futuro? Você teme o amanhã?

Você crê que cada detalhe da sua vida está debaixo do reinado soberano do Senhor Jesus? Aquele que acalmou o caos do mar da Galileia, que mandou o vento se aquietar, que andou sobre as águas, que curou multidões de enfermos, que ressuscitou mortos, inclusive com sua morte, que se humilhou até a morte de cruz, e foi exaltado por Deus Pai à mais alta posição, e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, você crê que este Jesus Maravilhoso, Todo-Poderoso, o Príncipe da Paz, o Alfa e o Ômega, está no controle absoluto da sua vida?


Se você crê nisso, então você pode viver sem temer o amanhã. E ele prometeu que estaria conosco todos dos dias, todos os amanhãs, com ou sem provação, ele está com você. Haja o que houver, a morte não é uma viagem para um caixão escuro, mas para o encontro glorioso com nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.


Não há nenhuma planta ou flor aqui embaixo

Que não torne conhecida sua glória;

Nuvens levantam-se, e tempestades sopram

Mediante ordens provindas de seu trono.


Isaac Watts, 1674-1748



>>> continua

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page