• Luiz Fernando Arêas

COMO ENTENDER ROMANOS 8.28

Bom dia.


Leia: Romanos 8.26-30

E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito. (Romanos 8.28)

Excerto do livroDeus trabalha no turno da noite”, de Ron Mehl, editora Proclamação.


A maioria de nós pode identificar-se com esses períodos sombrios de luta.

Nos sentimos abatidos, frustrados e confinados. Ficamos cansados de lutar e labutar, imaginando o que Deus está querendo fazer em nossas vidas. É mais ou menos nessa hora, quando estamos em meio a alguma perplexidade penosa ou enorme decepção, que algum cristão bem-intencionado se aproxima e sussurra um certo versículo da Escritura em nosso ouvido.


Você pode imaginar que versículo é esse? No geral, o que eles sussurram é o versículo de que menos gosto na Bíblia, Romanos 8.28. Aposto como alguém já o mencionou para você algumas vezes também. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.


Francamente, não quero escutar esse versículo quando estou sofrendo. Não quero ouvi-lo quando estou triste. Não quero ouvi-lo quando as circunstâncias puxam o meu tapete e me deixam confuso e desorientado, caído de costas no chão.


A verdade é que Romanos 8.28 não passa da metade de um pensamento. Romanos 8.28 não ajuda ou encoraja muito a não ser que você o ligue com a outra metade do pensamento, com Romanos 8.29. Todas as coisas COOPERAM, desde que você saiba o objetivo dessa cooperação! Nós somos chamados “segundo o seu propósito”, mas qual é esse propósito? O versículo 29 esclarece:

"Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos." (Romanos 8.29)

O que Deus está fazendo em minha vida? O que ele está fazendo na sua? Ele só pretende uma coisa, uma única coisa. Ele está tornando você e eu mais parecidos com Seu Filho.

Ponto final.


Ele não está pretendendo fazer cinco, quinze, ou vinte coisas. Seu propósito não é me tornar um pregador melhor. Seu propósito não é fazer de você um pai ou mãe, esposa ou marido, filho ou filha melhor. Seu propósito não é transformar você na melhor secretária, policial, professor, pedreiro ou cirurgiã do mundo. Ele não está trabalhando no escuro para lhe dar posição, prosperidade e paz. Ele está usando Seu poder e Sua vontade com um só propósito, conformar você e eu, seus filhos adotivos, à imagem do Senhor Jesus.


Ele pode agradar-se em ajudar você a tornar-se uma mãe, pai, médico, jogador de futebol, ou professora maravilhosa da escola dominical, mas não é isso que pretende. Seu grande objetivo em sua vida, a razão dele deixar você na terra, é torná-lo mais e mais parecido com Jesus.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo