top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

FILHO, EU ESTOU NO CONTROLE

Bom dia.



A foto acima foi tirada do meu celular.


Era um fim de tarde, de uma sucessão de dias difíceis, luta com preocupações, flertes com a ansiedade; de experimentar a sensação de injustiça, de plantar, plantar e não ver resultados; de trabalhar muito e não receber o devido reconhecimento, de aguardar respostas que não chegam.


Então fui para a sacada do apartamento respirar um pouco. Olhei para os céus e me deparei com uma obra prima. Nuvens graciosamente pinceladas numa aquarela composta por sutileza de cores que a lente não foi capaz de captar, pois a foto é bela, mas não faz jus à cena que inundou meus olhos.


Nessa contemplação, recebi um carinho de Deus. Deus fala conosco de várias formas e de várias maneiras (Hebreus 1.1). Meu coração encheu-se de paz. Lembrei-me das preciosas palavras do apóstolo Paulo:

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

(Filipenses 4.4,7)


A paz de Deus não pode ser comprada, fingida nem conquistada com medicamentos. Mas ela pode ser alcançada quando buscamos a Deus e obedecemos à sua palavra. Os passos concretos estão aí: alegrar-se em Deus (não nas coisas materiais), ser amável, dizer não à ansiedade, derramar com gratidão, perante a face do Altíssimo, nossas súplicas e orações.


Fui olhar para os céus e eles me declararam a glória de Deus. O firmamento proclamou a obra das suas mãos (Salmo 19.1). Senti a bendita paz no meu coração, que sussurrou para mim: "Filho, eu estou no controle".


Sim, é claro que Ele está mesmo, embora meu coração teime em querer se esquecer disso. O Pai das Luzes (Tiago 1.17) jamais deixou seu trono (Apocalipse 4). Sua terna presença sempre está comigo (Salmo 23.4). Paulo continua ensinando aos filipenses que o coração rebelde precisa ser lembrado dessas verdades benditas, ser disciplinado a pensar nessas coisas:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”

(Filipenses 4.8-9)


Façamos assim e o Deus da paz estará conosco. Teremos a paz de Deus e o Deus da paz.


Sei que não estou sozinho na luta contra esses sentimentos e pensamentos que querem desestabilizar a alma e o espírito. Você, caro(a) leitor(a), certamente tem suas lutas, e rogo ao Soberano Criador de todas as coisas que o(a) auxilie nelas.


Que possamos sentir o carinho de Deus e sua amorosa graça apaziguando nossos corações. Porque Ele está no controle, ainda que as respostas não venham ou que a colheita tarde:


“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”

(Habacuque 3.17-19)


Ele está no controle. Ponto. Entregue-Lhe sua vida e viva para Ele.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page