• Luiz Fernando Arêas

FILHO, EU ESTOU NO CONTROLE

Bom dia.


Leia Salmo 19


A foto acima foi tirada do meu celular. Era fim de tarde, de uma sucessão de dias difíceis, de luta com preocupações, flertes com a ansiedade, de experimentar a sensação de injustiça, de plantar e plantar e não ver resultados, de trabalhar muito e não receber o devido reconhecimento, de aguardar respostas que não chegam.


Então fui para a sacada do meu apartamento respirar um pouco. Olhei para os céus e me deparei com uma obra prima, nuvens graciosamente pinceladas numa aquarela composta por uma sutileza de cores que a lente não foi capaz de captar, pois foto não faz jus à cena que inundou meus olhos.


Nessa contemplação, recebi um carinho de Deus. Deus fala conosco de várias formas e de várias maneiras (Hebreus 1.1). Meu coração encheu-se de paz. Lembrei-me das preciosas palavras do apóstolo Paulo:

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

(Filipenses 4.4,7)


A paz de Deus não pode ser comprada, fingida nem conquistada com medicamentos. Ela pode ser alcançada quando buscamos a Deus e obedecemos à sua palavra. Os passos concretos estão aí: alegrar-se em Deus (não nas coisas materiais), ser amável, dizer não à ansiedade, derramar perante a face do Altíssimo nossas súplicas e orações, com gratidão.


Fui olhar para os céus e eles me declararam a glória de Deus. O firmamento proclamou a obra das suas mãos (Salmo 19.1). Senti a bendita paz no meu coração, que sussurrou para mim: "Filho, eu estou no controle".


Sim, é claro que Ele está mesmo, embora meu coração teime em querer se esquecer disso. O Pai das Luzes (Tiago 1.17) jamais deixou seu trono (Apocalipse 4). Sua terna presença sempre está comigo (Salmo 23.4). Paulo continua ensinando aos filipenses que meu coração rebelde precisa ser lembrado dessas verdades benditas, precisa ser disciplinado a pensar nessas coisas:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”

(Filipenses 4.8-9)


Façamos assim e o Deus da paz estará conosco. Teremos a paz de Deus e o Deus da paz.


Sei que não estou sozinho na luta contra sentimentos e pensamentos que querem desestabilizar a alma e o espírito. Você, caro(a) leitor(a), certamente tem suas lutas, e rogo ao Soberano Criador de todas as coisas que o auxilie nelas.


Que possamos sentir o carinho de Deus e sua amorosa graça apaziguando nossos corações. Porque Ele está no controle, ainda que as respostas não venham ou que a colheita tarde:


“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”

(Habacuque 3.17-19)


Ele está no controle. Ponto.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo