top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

RECOMEÇAR É POSSÍVEL - parte 2 de 2

Bom dia.




No post anterior iniciamos uma reflexão sobre o vale de ossos secos de Ezequiel com o tema "Recomeçar é possível". Eis a conclusão.


Após fazer o profeta encarar a dura realidade do vale de ossos secos, subitamente, o Senhor lhe pergunta: "Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?" A sábia resposta de Ezequiel é: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".


Vejamos algumas aplicações deste texto.


RECOMEÇAR É POSSÍVEL SE DERMOS A RESPOSTA CERTA. Ezequiel responde à pergunta do Senhor dizendo: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes". Uma resposta de quem conhece a Deus e confia no Seu poder. Não é uma resposta de ficar em cima do muro, de quem não quer se comprometer, mas de quem, mesmo diante de uma situação absolutamente desoladora, acredita na possibilidade da intervenção divina e no ilimitado poder do Senhor.


Provavelmente eu e você responderíamos para Deus, "Não, Senhor. Não tem jeito desses ossos reviverem.". Mas o profeta dá a melhor resposta a Deus. Ele não determina que os ossos vivam, nem fala que não há esperança. Ele afirma que Deus tem o poder, e se for da vontade dEle, esses ossos podem reviver.


RECOMEÇAR É POSSÍVEL QUANDO REFLETIMOS SOBRE A SITUAÇÃO. Depois de nos chamar para encarar a realidade, o Senhor nos chama para refletir sobre ela. Primeiro, um diagnóstico honesto da situação. Depois, a reflexão sobre as possíveis soluções. Após Ezequiel constatar que a situação daqueles ossos era totalmente sem perspectivas, o Senhor o chama para refletir. "Ezequiel, isso aqui tem jeito?" Há esperança para estes ossos? Deus quer saber de você se a sua vida tem jeito. Ele quer um diagnóstico isento das nossas situações, e que reflitamos nas possíveis soluções.

O Senhor então ordena ao profeta que profetize sobre os ossos secos (v. 4), dizendo:

“Profetize a estes ossos e diga: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do SENHOR! Assim diz o SENHOR Soberano: Soprarei meu espírito e os trarei de volta à vida! Porei carne e músculo em vocês e os cobrirei com pele. Darei fôlego a vocês, e voltarão à vida. Então saberão que eu sou o SENHOR’”.

(Ezequiel 37.4-6)


A resposta certa a Deus é também a obediência a Ele. Ezequiel recebe instrução do Senhor para profetizar e as obedece rigorosamente (versos 7 e 10). Os ossos foram se juntando, depois apareceram tendões sobre os ossos, carne sobre os tendões e pele sobre a carne. Deus quer que os nossos recomeços sejam estruturados, organizados, cada passo de uma vez. E isso vem com a obediência à sua palavra.


RECOMEÇAR É POSSÍVEL SE NOS AGARRAMOS ÀS PROMESSAS DE DEUS. Há promessas de restauração neste texto. O próprio Deus diz repetidamente nos versos 12 a 14 que faria a casa de Israel sair da sepultura onde estavam, que colocaria Seu Espírito neles e eles viveriam e os faria voltar para casa.


Há promessas de Deus para você em Sua palavra. Ele vela sobre sua palavra para cumpri-la:

O Senhor me disse: “Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra”.

(Jeremias 1.12)


Por isso, podemos crer na possibilidade da restauração:

"Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."

(Mateus 4.4; Deuteronômio 8.3).



A palavra "espírito" aparece várias vezes no texto e é a mesma para vento e sopro. O texto fala 5 vezes que o Espírito faria os ossos reviverem. Se não houver a ação do Espírito Santo de Deus, o recomeço é inútil, fica sem vida. Mas com a atuação do Espírito os corpos se firmaram sobre os seus pés, como um exército numeroso. Recomeçar é possível, se confiarmos nas promessas de Deus e dependermos totalmente do Seu Espírito.


Os israelitas achavam que estavam exterminados, sem esperança, com os ossos secos. Contudo, Deus lhes disse que era possível recomeçar. Se Deus fez isso com uma nação inteira, pode fazer isso conosco também.


Quer recomeçar? Então:

  • encare a situação de frente;

  • reflita seriamente sobre ela;

  • dê a reposta certa a Deus por meio da obediência;

  • e confie nas suas promessas, porque Ele é fiel a elas.


Pense seriamente nisso. Que o Senhor abençoe você e conduza seus recomeços.

Tocados por um coração carinhoso, estimulados pela bondade, as cordas que foram quebradas vibrarão uma vez mais.

Fanny Crosby, 1820-1915

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page