top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

RECOMEÇAR É POSSÍVEL, parte 1 de 2

Bom dia.





Você já teve que recomeçar alguma coisa em sua vida? Já precisou recomeçar uma caminhada, reconstruir um relacionamento, recuperar uma empresa?


E você já teve que fazer isso em meio a um cenário absolutamente repleto das impossibilidades humanas? O episódio do vale dos ossos secos de Ezequiel nos mostra que, mesmo em meio às impossibilidades, recomeçar é possível.


Quantos de nós não tivemos que repensar a vida no contexto da pandemia?


O cenário é o exílio de Israel na Babilônia. Ezequiel estava num acampamento para refugiados, às margens do rio Quebar, e ali recebeu tremendas visões da parte de Deus.


Entre as mais desconcertantes, Deus lhe mostrara as abominações praticadas em Jerusalém e a desoladora cena da glória do Senhor saindo do templo e deixando a cidade santa, o que era impensável para um israelita. O Senhor, a esperança de Israel, estava indo embora da cidade. Um quadro de desesperança total, que me lembra uma reportagem que assisti em 2001.


A Argentina passava pela maior crise econômica de sua história até então. Recessão, maxidesvalorização da moeda, confisco do dinheiro depositado nos bancos etc. O repórter entrevistava o dono de uma pequenina banca de jornais e revistas, que de uma banca normal, foi sendo dilapidada até se tornar uma banca de meio metro quadrado, literalmente um banquinho com uma pilha de jornais sobre ele.


Ele contava que, antes da crise, tinha uma confecção de roupas com vários funcionários. E agora, o que tinha sobrado era esse banquinho, de onde tirava o sustento básico da família. Seu padrão de vida havia despencado e sua renda era cerca de 15% do que tinha antes. Quando o repórter perguntou a ele o que esperava do futuro, ele não respondeu. Ficou parado. Parecia ter morrido em pé, de olhos abertos. A câmera "fechou" no seu olhar perdido, sem brilho, sem esperança, sem perspectiva. Como a visão de um vale de ossos secos.


O povo de Israel estava no cativeiro há dez anos quando Ezequiel recebeu a visão do vale de ossos secos, e ainda ficaria lá por décadas antes de voltarem para Judá. Mas nem tudo estava perdido. Desde o capítulo 33, o Senhor vinha dando ao profeta palavras de esperança e restauração.


A mão do Senhor veio sobre Ezequiel e o colocou no meio de um vale cheio de ossos.

É significativo que o hebraico mostre que o Senhor o fez "andar e andar" ao redor deles. O profeta constatou que os ossos eram muito, muito numerosos e que estavam sequíssimos, esbranquiçados.


Algumas lições práticas dessa passagem. A primeira vai aqui, as demais, no próximo post.


RECOMEÇAR É POSSÍVEL QUANDO ENCARAMOS A REALIDADE DA SITUAÇÃO. O Senhor põe o profeta NO MEIO do vale e faz com que ele ande ao redor dos ossos até constatar a real situação deles. Deus não diz a ele que as coisas estão bem, porque não estão. O Senhor faz Ezequiel ficar cara a cara com a situação.


Parece que muitas vezes a tendência da religião é ser um ópio para tirar o ser humano da realidade. As pessoas acabam se refugiando nela justamente para não terem que encarar os seus problemas. Fogem do mundo real, ficam no faz-de-conta, têm dificuldade de chamar o problema de problema e o pecado de pecado.


Mas a Palavra de Deus não faz assim. Ela ensina que é necessário que você entre no meio da situação e olhe seus problemas de frente, sem reservas. Tenha coragem de ir para o meio do vale de ossos secos e diga: essa é a situação da minha família, ou "é aqui que eu moro", ou "este é o cenário do meu casamento", ou "assim é que está a minha vida".


Toda longa jornada começa com o primeiro passo. O primeiro dos doze passos dos Alcoólicos Anônimos é justamente reconhecer o problema:

1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

Sem o primeiro passo, não é possível dar os outros. Uma lição simples, mas, muitas vezes, difícil de ser colocada em prática. Se sua vida não está bem com Deus, esse primeiro passo precisa ser dado com Ele. É inútil tentar progredir sem antes se (re)encontrar com o Criador.


“Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas.”

C. S. Lewis, 1898-1963



Vivemos hoje a realidade da ressurreição de Cristo. Olhe para o sepulcro e verá que ele está vazio. Jesus está vivo e presente onde você está, mesmo que seja um vale de ossos secos disfarçado de enfermidade, desemprego, pandemia ou crise familiar.


A bela música SOB PRESSÃO, de Sérgio Pimenta, nos convida à reflexão sobre a dura realidade que podemos enfrentar. No fim da música, Sérgio Pimenta dá a resposta de como suportar a pressão.

Este mal que aflige o teu coração Árvore de profunda raiz Seja o desemprego, a fome, a solidão Perceber-se ser o que não quis


Este mal que pisa em cima da razão Teu carrasco, teu jurado e juiz Informa, deforma, causa implosão Que apaga a esperança de giz


Este mal que escapa da tua mão Impondo dura cerviz Como escapar-lhe a ação Fugir-lhe a diretriz


Em Jesus está o rumo e solução Pois realiza sempre aquilo que diz Nele há esperança mesmo na pressão Só em Cristo o homem é feliz Só em Cristo o homem é feliz

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page