top of page

QUANDO A FÉ ENTRENTA O FOGO - parte 1 de 4

  • Foto do escritor: Luiz Fernando Arêas
    Luiz Fernando Arêas
  • 18 de nov.
  • 3 min de leitura

Bom dia.



ree

Nabucodonosor, o rei da Babilônia, construiu uma estátua de ouro gigantesca (27 metros de altura) e ordenou que todos se prostrassem e a adorassem quando os instrumentos musicais tocassem. Quem desobedecesse seria lançado na fornalha ardente.


A maioria dos povos do antigo Oriente Médio era politeísta, acostumada a reconhecer muitos deuses. Portanto, em geral, as pessoas daquela época, não teriam dificuldade com essa exigência.


Hananias, Misael e Azarias, amigos de Daniel, resolveram não se curvar nem adorar a estátua de Nabucodonosor. Alguns astrólogos, vendo isso, denunciam os três ao rei. O texto não menciona Daniel que provavelmente estava em viagem a serviço do rei.


O rei convoca os três servos de Deus e os confronta: ou se prostram diante da imagem ou serão lançados na fornalha em chamas.


Eugene Peterson, 1932-2018, dizia que “quando lemos a Bíblia, ela também nos lê”. E nós, como nos portaríamos diante dessa situação, quando nossa fé for confrontada de maneira tão radical?


Talvez as conversas ao pé do ouvido do povo reunido tenha sido assim: Vai ter tanta gente por lá, que ninguém irá nos notar... Todo mundo vai obedecer. Você não vai ser careta, né? É só ser curvar um pouco, não custa nada, o que é que tem?...


Você já sofreu pressões assim? Se prostraria ou suportaria a pressão? Eles não se prostraram. Ousaram ir contra a maré. Resolveram ser fiéis a Deus.


Sua integridade com Deus nas dificuldades muitas vezes irá despertar a inveja alheia, e, eventualmente, admiração.

Vejamos três lições dessa passagem, primeira no post de hoje.


1. Deus permite que os justos sejam testados


Isso parece óbvio, mas às vezes precisamos ser lembrados do óbvio. Se formos testados, é permissão de Deus. Ele tem o controle de cada situação das nossas vidas em suas mãos.


Olhando o contexto do livro de Daniel, esses jovens vêm se destacando desde o início do livro. No capítulo 1 eles se destacam na chamada oral do rei. Nabucodonosor não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; eles passam a servir o rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos que exigiam sabedoria e conhecimento e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino. No fim do capítulo 2, a pedido de Daniel, o rei nomeia seus três amigos como administradores da província da Babilônia.


Contudo, as situações podem mudar rapidamente na vida. Eles subiram na vida. Então colegas invejosos os arrastam diante do rei, que já não está mais impressionado com eles. Agora ele está furioso!


De que forma sua fé tem sido provada?


Pedro na sua primeira carta menciona 'fogo' duas vezes.


Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

(1Pedro 1.7)


e


Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo.

(1Pedro 4.12)


E agora estamos vendo três jovens enfrentarem o fogo da fornalha por causa da sua fé.

Ainda hoje Deus permite desafios inesperados na vida dos cristãos e espera que permaneçam fiéis, apesar das consequências.


Essa passagem nos encoraja a permanecermos firmes na fé quando colegas poderosos e o barulho do mundo ao redor começarem a abalar nossa confiança.


Como eles enfrentam essa pressão? Leiamos os versos 16 a 18.


[Eles] responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”.

(Daniel 3.16-18)


>>> continua <<<





Comentários


Formulário de Assinatura

©2019 por COMEÇAR BEM O DIA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page