top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

A IMPORTÂNCIA DA DEVOÇÃO ESPIRITUAL, parte 1

Bom dia.



Quando vamos à igreja, quando participamos de uma missa ou culto, algumas perguntas são feitas para nós, de forma direta ou indireta.


Perguntas como essas: Como anda sua devoção espiritual? Você tem perseverado na leitura da Palavra, no tempo com Deus? Você tem orado ao Senhor? Tem dito a Deus e reconhecido que depende Dele em todas as coisas? Ou nossa devoção se resume a algumas horas no domingo?


Nasci num lar nominalmente católico. Quando eu era pequeno, meus pais me levavam à igreja. Depois, perto dos 15 anos, a decisão era minha. Algumas vezes eu ia, outras vezes, não. Minha motivação era que se eu não fosse à igreja, Deus não ia gostar disso e alguma coisa e ruim iria acontecer. Meu relacionamento com Ele era movido pelo medo, não pelo amor.


O salmo 62 irá nos mostrar a importância da devoção espiritual, de estarmos sintonizados com Deus, desejarmos sua presença e cultivarmos um relacionamento com Ele baseado no amor.


O salmo 62 era cantado no culto. Jedutum (no título do Salmo) era um dos líderes musicais da corte do rei Davi, juntamente com Asafe e Hemã.


O texto é dominado pelo testemunho e exortação. Vemos aqui a importância da devoção espiritual, de estarmos sintonizados com Deus, estarmos a seus pés.


Uma característica marcante deste salmo é a falta de qualquer discurso ou oração a Deus até o último versículo.


Ele tem duas vezes a presença da palavra Selah (pausa?), que aparece no final dos versos 4 e 8.

Há outra palavra em hebraico que é repetida algumas vezes. Em português não é fácil perceber. Ela aparece nos versos: 2, 3, 5, 6, 7, 10. A força dessa palavrinha oscila entre um significado afirmativo, "verdadeiramente", e um significado restritivo, "somente ".


Por exemplo, no verso 2, pode-se ler:

Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!

verdadeiramente ele é a minha rocha” ou “ ele é a minha rocha”.


Vimos que Davi se dirige ao Senhor apenas no último versículo. Até o verso 11 esse salmo não é uma oração, mas uma meditação. Algumas versões traduzem o início do salmo como Davi falando consigo mesmo, com sua alma:


Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Salmos 62:1 - ARA (Almeida Revista e Atualizada)

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa.


Nessa meditação o salmista também se dirige a homens que estão atacando alguém (ele mesmo?) “que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair” (v 3). São mentirosos que querem destruir a sua dignidade. São bajuladores, falsos, que abençoam com a boca, mas por dentro estão amaldiçoando (v 4).


Nos próximos posts veremos três lições deste belo salmo sobre a importância da devoção espiritual. Nos próximos dias, procure variar a versão do salmo. É um ótimo exercício notar as variações do texto.


Para refletirmos


Minha alma tem esperado somente nele?


Um período de tempo diário adequado para esperar em Deus... é a única maneira pela qual posso escapar da tirania das coisas urgentes.

(Charles Hummel, ?-2004)



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page