top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

LIDANDO COM AS TENTAÇÕES – THOMAS À KEMPIS

Bom dia.




Este texto foi extraído de "Clássicos Devocionais", (editora Vida) de Richard Foster. O texto faz parte do livro "A imitação de Cristo", de Thomas À Kempis (1380-1471).


As tentações revelam quem somos

Em toda tentação, o ponto de partida é a mente instável e a pouca confiança em Deus. Assim como o navio sem leme é arrastado pelas ondas, a pessoa irresoluta e hesitante é arrastada pelas tentações. A tentação revela nossa instabilidade e a falta de confiança em Deus. A tentação revela quem somos. Por isso, precisamos dar atenção a elas.


Como as tentações nos sobrevêm e nos dominam

Seremos mais bem-sucedidos na luta contra as tentações se dermos atenção a elas desde o início. As tentações são mais facilmente vencidas se não tiverem permissão para entrar em nossa mente. Encontre-se com elas à porta, tão logo elas batam, e não as deixe entrar (veja Gênesis 4.7). Um simples pensamento pode entrar na mente e dar início ao processo.


O processo funciona assim.

Em primeiro lugar, permitimos que o pensamento entre em nossa mente.

Em segundo lugar, a imaginação é despertada por esse pensamento.

Em terceiro lugar, sentimos prazer com a fantasia e a acolhemos.

Em quarto lugar, praticamos o ato pecaminoso, consentido com as demandas.


É assim que, aos poucos, as tentações nos sobrevêm e nos dominam, quando não são impedidas desde o início. Quanto mais tempo elas tiverem para nos dominar, mais fracos nos tornaremos e mais forte se tornará o Inimigo contra nós.


Não se desespere: Deus está com você

Não devemos desesperar-nos quando formos tentados. Em vez disso, devemos buscar a Deus mais fervorosamente e suplicar sua ajuda na hora da tribulação. Lembre-se das confortadoras palavras do apóstolo Paulo: quando vier a tentação, Deus mostrará uma saída para que consigam resistir" (1Coríntios 10.13).


"As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir."

(1Coríntios 10.13)


Portanto, humilhemo-nos diante de Deus e busquemos refúgio em seus braços. Deus exaltará o humilde e o livrará de toda provação e de toda tribulação.

É preciso muita paciência nesta vida, pois estamos cercados pelas adversidades. Não importa quanto nos esforcemos, nossa vida jamais estará livre de lutas e tristezas. Por isso, é inútil lutar por uma paz sem tentações ou por uma vida sem adversidades.


A paz não é encontrada na fuga às tentações, e sim quando passamos por elas. Encontramos paz quando somos tentados e passamos pelas provações da tentação.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ADORAÇÃO

bottom of page