• Luiz Fernando Arêas

FILADÉLFIA - A IGREJA BEM-SUCEDIDA

Bom dia.


Leia Apocalipse 3.7-13


O que é uma igreja "bem-sucedida" para Jesus? Vejamos a carta escrita à Igreja de Filadélfia.

A foto é da atual cidade de Alasehir, outrora Filadélfia, na Ásia Menor.


Filadélfia e Esmirna são as únicas das sete igrejas do Apocalipse que não recebem repreensões por parte do Senhor. Seu nome significa “aquele que ama seu irmão”. Sua localização ficava numa posição estratégica, pois era rota do comércio e do correio do império romano. Além disso, ficava numa região propensa a terremotos. Teve seu nome mudado para NEOCESAREIA, FLAVIA, e, FILADÉLFIA, novamente.


A igreja de Filadélfia era pequena e sem influência na comunidade. Além disso, sofria intensa perseguição dos judeus, e provavelmente foram excomungados da sinagoga pelos judeus. Quem consideraria uma igreja que vivia essa realidade como uma igreja de sucesso?


“Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

(Apocalipse 3.8)


Apesar de tudo isso, de acordo com os critérios divinos, Filadélfia era uma igreja bem-sucedida. Realmente a lógica do reino de Deus subverte os critérios humanos, como podemos ver claramente nas bem-aventuranças.


Todas as chaves do universo estão nas mãos do Senhor. Nenhuma situação (ou porta) está além do seu alcance. Diante das provações, Filadélfia permaneceu firme.


Jesus conhece não apenas a igreja, mas a cidade onde ela está inserida. A oposição causada pelos judeus locais (sinagoga de Satanás e mentirosos) também está debaixo do controle divino.

"Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos”. (v. 9)

Algumas lições preciosas da carta a essa igreja perseverante:

  • Jesus elogia sua igreja por perseverar em obediência sob circunstâncias difíceis e os tranquiliza com a promessa de sua presença eterna.

  • Nossas provações estão debaixo do controle do Senhor. Nada lhe escapa.

  • As promessas de Deus estão intimamente ligadas às nossas provações.

  • Deus está mais interessado em fidelidade e dedicação do que no "sucesso humano".

  • A maior recompensa eterna possível é um lugar permanente na presença de Deus.

Perseveremos.


Tome qualquer classe social, a mais alta ou a mais baixa, e não encontrará um só caso de alguém que tenha confiado no Senhor e ficado desapontado.

William Pennefather (1816-1873)





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo