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TIATIRA - A IGREJA DE JEZABEL

  • Foto do escritor: Luiz Fernando Arêas
    Luiz Fernando Arêas
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura

Bom dia.




Tiatira era a menos importante das sete cidades que receberam cartas de Jesus no Apocalipse, porém, é a que recebe mensagem mais longa.


A cidade era um posto avançado, de posição estratégica. O deus Apolo, filho de Zeus, deus do sol, era o patrono da cidade. A arqueologia demonstra que Tiatira era repleta de associações comerciais (padeiros, sapateiros, artífices de bronze, fabricantes de tintura para roupas). Lídia, a vendedora de púrpura temente a Deus (Atos 16.14), era de lá.

A comunidade de Tiatira tinha as marcas de uma igreja verdadeira e viva, conforme diz o verso 19:

Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.

Amor” ocorre apenas duas vezes no Apocalipse. Aqui e em Éfeso (onde o amor havia esfriado). Serviço” traduz a palavra diaconia”. Além disso, apresentava crescimento espiritual ("sei que você está fazendo mais agora do que no princípio").


Enquanto Éfeso estava se apostatando, Tiatira progredia. Ela havia compreendido que a vida cristã é uma vida de crescimento, progresso e desenvolvimento. Uma igreja elogiada pelo Senhor por suas obras.


Contudo, infelizmente, ela tinha sérios problemas, questões semelhantes às da igreja de Pérgamo que, por sua tolerância excessiva, havia se tornado uma igreja mundana. A preocupação de Jesus é que ela se sujeitava ao erro doutrinário e moral, ensinado por uma mulher desconhecida que é simbolicamente intitulada “Jezabel” e seus seguidores (v. 20).


Mundanismo e cristianismo são dois extremos que jamais se tocam.

Nehemiah Rogers


Lojistas ou artesãos corriam o risco de perder renda ao se recusarem a ingressar em associações comerciais, cujas reuniões incluíam refeições comuns dedicadas a divindades patronais, além da influência do culto ao imperador.


Toda essa "pressão cultural" contribuiu para a influência de Jezabel, que alegava possuir "segredos profundos" para oferecer aos cristãos, que na realidade eram de origem satânica (v. 24). Ela enganou alguns do povo de Deus, defendendo a participação na vida cívica e comercial local, apesar do inevitável compromisso com o paganismo. O pensamento de Jezabel era: “Não tem nenhum problema você fazer isso...


Meu estimado professor Carl Bosma sintetizou a carta de Tiatira assim:

O tema da mensagem à Tiatira é que é necessário ser um cristão radical, apesar da cultura, com todos os seus desafios e perigos.

Nem todos na igreja eram tolerantes; aos vencedores foi prometida uma participação proeminente em sua autoridade messiânica sobre a terra durante o milênio (vs 24–27). Tiveram a promessa de Jesus de não receberiam outra carga sobre eles. Suportar essa situação era toda carga que podiam aguentar.


Alguns pontos de reflexão:


  • É fundamental crescer na vida cristã (amor, fé, serviço, perseverança). Quem assim faz recebe o reconhecimento e a admiração de Deus.

  • A luta de Tiatira (como Pérgamo) é contra heresias. Precisamos de firmeza doutrinária.

  • A maior pressão que Tiatira sofria vinha do mundo dos negócios ou comércio. Devemos fazer de Deus nosso principal parceiro e encarar nossos negócios como chamado de Deus e oportunidades para engrandecer a Cristo.


Se você é sábio, deixe o mundo passar, para não passar com o mundo.

Agostinho, 354-430



 
 
 

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