• Luiz Fernando Arêas

POR QUE O NOVO TESTAMENTO INICIA COM A GENEALOGIA DE CRISTO?


Bom dia.


Leia Mateus 1.1-6


O evangelho de Mateus inicia o Novo Testamento com a genealogia de Jesus.

À primeira vista, não parece uma maneira pouco atraente e enfadonha de se começar a narrativa da vida e dos ensinamentos de nosso Senhor?


Para capturar a atenção do leitor, por que Mateus não iniciou seu relato com um grande milagre, como a multiplicação dos pães (cap. 14)? Ou com as bem-aventuranças, que sempre nos aquecem o coração (cap. 5)? Ou ainda, com a cura da ansiedade, sobre a qual Jesus fala de forma simples e terna do cuidado amoroso do nosso Pai (6.19-34)?


Haverá algum 'código oculto' por trás desta genealogia? Algum segredo que só pudesse ser desvendado por aqueles que detivessem determinado conhecimento? Bem, de certa forma, isso é verdade.


Mas, antes de estudá-la, devemos ter o cuidado de não nos perdermos na floresta dos detalhes e perdermos a visão do todo. O estudo exagerado de genealogias já era prática popular nos primeiros anos da igreja (1Timóteo 1.4; Tito 3.9). Nossa intenção não é causar polêmicas, mas entender qual o objetivo de Mateus em iniciar assim seu evangelho.


Os primeiros destinatários do seu evangelho eram judeus cristãos. Por isso, faz-se necessária certa dose de conhecimento da história e da cultura judaica. Encontramos isso no Antigo Testamento. Aliás, Mateus é um ótimo exemplo da necessidade de se conhecer o AT. O autor faz pelo menos 43 citações ou alusões a ele. A frase a seguir (ou variações dela) aparece com frequência: “tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta” (Mateus 1.22; 2.15, 17,23; 4.14; 8.17; 12.17; 21.4; 26.54,56; 27.9; Lucas 21.21.22; 24.44; João 13.18; 19.24, 28, 36).


Você quer mesmo conhecer a Deus e compreender o NT? Leia e estude o AT para compreender o NT. Citando Agostinho, o Novo Testamento está contigo no Antigo. O Antigo é revelado no Novo.


Os judeus sabiam que o Messias (no grego, “Cristo”) seria descendente de Abraão e de Davi. Mateus começa o Novo Testamento afirmando isso com todas as letras. Essa genealogia é o RG de Jesus, a prova de que Jesus é o Cristo, descendente de Davi e de Abraão, anunciado pelos profetas, aguardado pelos judeus, que veio redimir a nossa história:

"...por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”. (Lucas 1.78,79)

"Cristo foi revelado em corpo humano, justificado pelo Espírito, visto por anjos, anunciado às nações, crido em todo o mundo e levado para o céu em glória." (1Timóteo 3.16)

Já que você leu o início do Novo Testamento, que tal se programar para lê-lo todo?

Jesus é o assunto principal das Escrituras. Quem é Jesus para você?

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

HAJA CRUZ