COMO BUSCAR A SABEDORIA DE DEUS - parte 1 de 3
- Luiz Fernando Arêas

- 15 de jan.
- 3 min de leitura
Bom dia.
Leia Provérbios 2.1-6

Inicio um assunto que tem me interessado muito nos últimos meses: como buscar, como adquirir a sabedoria que Deus ensina na sua Palavra.
Creio que seja meu momento de vida, juntamente com as características deste século 21 que têm causado grande impacto em todos nós. Um dos melhores filmes que já assisti, O Senhor dos Anéis, começa com a frase: “O mundo está mudando...”
Os valores da cultura atual mudaram significativamente nas últimas décadas. Um mundo repleto de extremos políticos, de conceitos sociais e familiares bem diferentes da cultura cristã. Esses valores têm sido martelados diariamente em nossas cabeças.
"Uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade".
Essa frase, usada na Segunda Guerra Mundial, reflete a estratégia de propaganda nazista, que usava a repetição de informações falsas para moldar a percepção pública. Por isso é urgente a necessidade de guardarmos a Palavra de Deus no nosso coração para não pecar contra ele. Precisamos da sabedoria divina. Um dos meus lemas tem sido:
"Eu quero sabedoria; eu preciso de sabedoria; eu busco a sabedoria. A sabedoria que Deus oferece."
Apesar dessa cultura mutante e volátil, os valores eternos do cristianismo e da Palavra de Deus permanecem os mesmos. O profeta Isaías afirmou:
“A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.”
(Isaías 40.8)
E o Senhor Jesus deixou claro que
“Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”
(Mateus 24.35)
Sim, o mundo está mudando. Conceitos e "verdades" são transformados na velocidade das redes sociais. Quem almeja sabedoria deve se firmar naquilo que é eterno e Naquele que é Eterno. Caso contrário, abraçaremos mentiras e cultivaremos valores anti-Deus, que não cessam de querer entrar na nossa vida.
A sabedoria vinda de Deus nos ensinará a nos portarmos em todas as ocasiões. Ela sempre nos ajudará a reagir corretamente, mesmo quando as coisas não vão tão bem. Ela nos capacitará a agir corretamente na família, na escola, no trabalho.
O livro de Provérbios é uma coletânea de provérbios, escrito por vários autores, sendo o principal deles o rei Salomão, conhecido por sua sabedoria.
Provérbios não é um livro de promessas, mas de princípios. Tim Keller define o livro como um chamado para estudar, pensar e aprender a disciplina prática de focar todos os nossos pensamentos e ações em Deus. Provérbios é diferente do livro dos Salmos. Os Salmos nos mostram como nos lançarmos inteiramente a Deus pela fé. Provérbios trata de como devemos viver essa fé.
O capítulo 1 de Provérbios inicia com um discurso de um pai a seu filho, num tom sério e ao mesmo tempo carregado de carinho, para que o filho abrace os ensinos que serão passados.
Nesses ensinos, a Sabedoria aparece personificada como uma pessoa clamando em alta voz nas ruas e praças públicas, nas esquinas e ruas barulhentas.
“Quem me ouvir, viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal.”
(Provérbios 1.33)
Mas quem recusar seus ensinos sofrerá: quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem. quando a desgraça os atingir, quando a angústia e a dor os dominarem.
(Provérbios 1.28)
O capítulo 2 é lindo! Ele reflete alguns princípios do capítulo 1 e nos dá ensinos de muito valor. Podemos esboçá-lo assim:
1. Como devemos buscar a sabedoria (versos 1-4)
2. A fonte da Sabedoria (5-6)
3. Os resultados da Sabedoria (7-20)
a. Os benefícios da Sabedoria (7-11)
b. Proteção contra o mal (12-15)
c. Proteção contra a mulher imoral (16-19)
4. A recompensa final (20-22)
>>> continua amanhã



Comentários