top of page

AÇÕES DE GRAÇAS A DEUS, NOSSA FORÇA parte 3 de 3

  • Foto do escritor: Luiz Fernando Arêas
    Luiz Fernando Arêas
  • há 3 dias
  • 4 min de leitura

Bom dia.


Leia: Salmo 81



Vimos nos post anteriores (parte 1, parte 2) as seguintes lições:


Se Deus é a sua força, você deve celebrá-lo com alegria!


e


A adoração deve ser acompanhada da obediência.


A terceira lição é:


Deus irá nos disciplinar e nos provar, para que possamos aprender a obedecê-lo.


No verso 7 Deus recorda ao seu povo a escola do deserto: eu os pus à prova nas águas de Meribá. No verso 12 ele diz: Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me. 12 Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.


Em Meribá, o povo reclamou da falta de água, e Moisés foi instruído por Deus a falar à rocha. No entanto, irritado com a rebeldia do povo, Moisés golpeou a rocha duas vezes. Por causa dessa desobediência, foi punido e impedido de entrar na Terra Prometida.


Meribá destaca a contenda do povo com Deus e as consequências da incredulidade e da desobediência.


Sobre este salmo, Charles Spurgeon, 1834-1892, escreve que a história de Israel é a nossa própria história — apenas em outro formato. Deus nos prova para nos aperfeiçoar.


Deus enviou nações pagãs como o chicote da disciplina sobre Israel para educar o seu povo. A disciplina é uma providência amarga. Quem não escuta a voz da graça acabará ouvindo o estalido do chicote.


Há dois grandes perigos para a nossa espiritualidade: a idolatria e o nosso coração enganoso.


O verso 9 nos adverte sobre o perigo da idolatria. Precisamos sondar constantemente nossa vida e nosso coração para verificar se não há algum deus estranho sendo cultuado ali.

Deus é realmente a minha força? Ou estou tirando minhas forças de algum “deusinho” escondido dentro do meu coração?


Se a minha força é o meu emprego, há um deus estranho ali.

Se é o meu dinheiro, esse deus se chama Mamom.


Se a minha força está na minha família, na minha carreira, na minha popularidade, nos meus likes e visualizações, nos meus cursos, nos meus talentos ou no meu conhecimento, então há um deus estranho no meu coração. E ele precisa ser removido hoje, agora mesmo, para que, no altar do meu coração, somente o Deus Todo-Poderoso — o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo — seja entronizado, adorado e temido.


O verso 12 fala do coração obstinado. Palavra fortíssima!


12 Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.

(Sl 81.12)


A palavra hebraica transmite a ideia de alguém teimoso, inflexível, endurecido. Ela aparece frequentemente ligada ao coração para descrever o Israel rebelde e desobediente — pessoas que insistiam em seguir seus próprios caminhos e se recusavam a ouvir a Palavra de Deus.


Essa expressão "coração obstinado" é frequente nas profecias de Jeremias, que pregava continuamente, mas via um povo que não queria se arrepender.


Uma das piores coisas que podem acontecer a um pecador é Deus entregá-lo aos desejos do próprio coração.


E, quando o povo se desvia, isso entristece profundamente o coração do Pai.


Há um duplo lamento de Deus neste salmo. Veja os versos 8 e 13:


8 Ouça, meu povo, as minhas advertências; se tão somente você me escutasse, ó Israel! 13 Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos.

Semelhantemente, Jesus olha para Jerusalém, lamenta e chora:

Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

(Mateus 23.37)


Deus se entristece como um pai abandonado pelos filhos que tanto ama.


E o lamento continua nos versos 14 a 16:


14 com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários! 15 Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele e receberiam um castigo perpétuo. 16 Mas eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria”.

Sl (81.14b-16)


É uma promessa de provisão sobrenatural.


Veja as consequências da desobediência: perder todas essas bênçãos e entristecer o coração amoroso do Pai.


Nossa desobediência custou caro para Deus. Lembremos das palavras de Jesus à orgulhosa igreja de Laodiceia:


“Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se."

(Apocalipse 3.19)


Aprendamos com o Senhor Jesus, que obedeceu ao Pai em todas as coisas e alegrou perfeitamente o coração dele.


Sobre esse salmo, o teólogo Christopher Ash comenta:

O salmista profético fala pelo Espírito de Jesus Cristo. Nós, o povo reunido de Cristo, neste salmo ouvimos a voz de Cristo, nosso grande Profeta. Ele é o homem que supremamente ouviu o Pai com um ouvido sempre aberto, que ouviu e obedeceu amorosamente.


É ele quem fala para nos repreender por não ouvirmos e também para nos convidar novamente a ouvir, arrepender-nos, crer e obedecer.


Quando nos unimos a este salmo, implicitamente nos comprometemos a ouvir e atender à Palavra de Deus.


Para refletir

Deus é realmente a sua força?

Ou existe algum deus estranho que precisa ser expulso do seu coração?


Celebremos e obedeçamos de todo o coração ao Deus que é nossa força e nossa alegria.

 
 
 

Formulário de Assinatura

©2019 por COMEÇAR BEM O DIA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page