A MÃO DE DEUS EM MINHA VIDA, parte 2 de 4
- Luiz Fernando Arêas

- há 1 dia
- 3 min de leitura
Bom dia.
Leia Salmo 138

Continuamos com a reflexão "A mão de Deus em minha vida" (veja parte 1).
Vimos anteriormente, que Davi louva ao Senhor de todo o seu coração.
Outra lição preciosa desse Salmo é:
Quando clamamos, Deus nos dá força e coragem.
Há uma pequena frase no Salmo 138 que resume uma grande experiência na vida de Davi:
“Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.”
(Sl 138.3)
Davi não está falando de algo que ouviu alguém contar. Ele está falando de sua própria história. Eu clamei. Deus respondeu.
É importante perceber isso porque a fé bíblica não significa viver sem dificuldades. Davi conheceu perseguições, inimigos, perdas, decepções e períodos de profunda angústia. Houve momentos em que as circunstâncias pareciam completamente contrárias às promessas de Deus.
Mas agora, olhando para trás, ele consegue reconhecer a mão do Senhor.
Talvez essa seja uma das grandes dificuldades da vida cristã: geralmente conseguimos enxergar melhor a providência de Deus olhando para trás do que olhando para frente.
Quando estamos no meio da tempestade, vemos apenas as ondas. Depois que ela passa, começamos a perceber quem estava segurando o barco. Foi assim com Davi. Ele clamou. E o Senhor respondeu.
Isso não significa que Deus sempre responderá nossas orações exatamente como esperamos. A Bíblia nunca nos promete isso. Às vezes pedimos coisas que, em nossa limitada compreensão, parecem absolutamente necessárias, mas Deus sabe aquilo que nós não sabemos.
Entretanto, há algo precioso na experiência de Davi. Observe qual foi a resposta: “Deste-me força e coragem.”
Talvez esperássemos que ele dissesse: “Quando clamei, eliminaste todos os meus problemas”.
Mas não é isso que o texto diz. Deus fortaleceu Davi no meio da situação. Essa diferença é muito importante.
Às vezes oramos: “Senhor, tira isso de minha vida”. E Deus responde: “Eu vou sustentar você enquanto atravessa isso”. Pedimos que Ele abra imediatamente a porta. Ele nos dá graça e paciência enquanto a porta permanece fechada.
Pedimos que mude as circunstâncias. Ele começa mudando nosso coração. Pedimos uma estrada mais fácil. Ele fortalece nossas pernas para continuarmos caminhando.
Força e coragem são duas coisas das quais precisamos desesperadamente.
Força para continuar.
Coragem para enfrentar.
Há momentos em que perdemos a força. O cansaço emocional se acumula. Problemas chegam ao mesmo tempo. As responsabilidades continuam. E começamos a pensar: “Eu não sei se consigo continuar”.
Existem também momentos em que nos falta coragem. Sabemos o que precisamos fazer, mas sentimos medo. Uma conversa difícil. Uma decisão importante. Uma situação que não podemos controlar. Um futuro que não conseguimos prever.
O que podemos fazer quando nos faltam força e coragem? Clamar.
Não porque a oração seja uma fórmula mágica capaz de obrigar Deus a fazer aquilo que desejamos, mas porque estamos falando com o Deus fiel que nos ama e conhece perfeitamente aquilo de que precisamos.
Davi descobriu isso. E há algo ainda mais bonito em seu testemunho. A experiência passada de Davi se transforma em fundamento para sua confiança presente. Deus respondeu. Deus fortaleceu. Deus sustentou. Portanto, Davi pode continuar confiando.
Precisamos aprender a construir memoriais da fidelidade de Deus. Pare um pouco e pense em sua própria história. Você provavelmente consegue se lembrar de situações que pareciam impossíveis alguns anos atrás.
O choro, as noites de sono perdidas, as mãos dos sentimentos angustiantes em volta do pescoço. Você deve ter perguntado como conseguiria atravessar aquilo. E aqui está você. Pela graça de Deus, você atravessou aquela fase.
Não necessariamente porque fosse forte, mas porque Deus lhe deu a força necessária para aquele dia. É por isso que podemos enfrentar o amanhã.
Nossa confiança não está em nossa capacidade de controlar o futuro. Está no caráter daquele que estará conosco quando o futuro chegar.
O mesmo Deus que estava presente ontem estará presente amanhã.
Talvez hoje você esteja cansado, preocupado com alguma coisa que ainda não sabe como resolver. Pode ser que tenha chegado ao limite de suas próprias forças. Então faça aquilo que Davi fez. Clame.
E depois lembre-se.
Lembre-se das orações respondidas.
Lembre-se das portas que Deus abriu.
Lembre-se das vezes em que você pensou que não suportaria, mas foi sustentado.
Há uma verdade simples e maravilhosa escondida em nossa própria história:
Deus já cuidou de nós antes.
Se eu pudesse ouvir Cristo intercedendo por mim no quarto ao lado, não temeria um milhão de inimigos. No entanto, a distância não faz diferença: ele está intercedendo por mim!
Robert Murray M’Cheyne, 1813-1843
E o Deus que nos sustentou anteriormente não mudou. Quando nossas forças terminarem, Ele continuará sendo nossa força. Quando nossa coragem desaparecer, Ele continuará ao nosso lado.
Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!
(Sl 34.8)
>>> continua <<<



Comentários