top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

PROMESSAS QUE NOS FORTALECEM - A BENDITA PRESENÇA - parte 1

Bom dia.



Você já prometeu alguma coisa antes a alguém? Já fez alguma promessa? Imagino que sim.


Se você fosse uma pessoa absolutamente íntegra e perfeita, que fizesse promessas e sempre as cumprisse, penso que você seria uma pessoa totalmente digna de confiança. O que você promete, você cumpre!


Ocorre que, infelizmente, nem sempre cumprimos aquilo que prometemos. Muitos fazem promessas no início do ano novo, dizendo: esse ano eu vou fazer mais exercícios, vou perder peso, não vou perder a paciência, vou estudar inglês, vou tirar notas melhores, vou aprender a cozinhar, vou fazer aquele curso que estou adiando...


Quando janeiro termina, alguma daquelas promessas sobreviveu?


Vamos meditar Naquele que sempre cumpre suas promessas, o próprio Deus. Para Ele não há nada difícil demais. A Escritura diz:


"Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas."

(Lucas 1.37)


Há várias promessas de Deus para seus filhos na Bíblia. Afirmações que Ele resolveu fazer de bom grado para que nelas nos agarrássemos a elas e encontrássemos forças para perseverar em nossas vidas.


A partir dessa bela passagem de Hebreus, meditaremos em 5 lições preciosas e práticas para nossas vidas.



1º PARA DESFRUTAR AS PROMESSAS DE DEUS, É PRECISO CONHECÊ-LAS


Isso parece meio óbvio, mas aprendi na vida que, às vezes, nos esquecemos daquilo que é óbvio. Se eu não conhecer e compreender as promessas de Deus, não poderei tirar proveito delas. Veja um exemplo:


"Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir."

(1Coríntios 10.13)


Se eu não conhecer e compreender essa promessa, poderei pensar que estou sendo tentado além do que eu consigo suportar. E se eu acho que não consigo suportar, então é melhor ceder à tentação de vez do que ficar sofrendo...


Percebe que raciocínio perigosíssimo? Posso me dar muito mal com isso. Mas se eu conheço a promessa de que Deus JAMAIS permitirá tentações maiores do que eu posso suportar e, além disso, ele também promete mostrar uma saída para que eu consiga resistir a ela, então eu posso resistir à tentação, posso confiar que Deus me mostrará uma saída, posso desfrutar do seu amor e cuidado por mim, e ter consciência de que todo esse processo me fará tanto crescer espiritualmente como aumentar minha confiança em Deus cada vez que eu for tentado.



2º PARA DESFRUTAR AS PROMESSAS DE DEUS, É PRECISO ESTUDÁ-LAS


Além de conhecer as promessas de Deus, preciso estudá-las, e esse exemplo está sendo dado pelo autor da Carta aos Hebreus.


Só nesse texto (Hebreus 12.25-13.6), o autor faz seis citações ou alusões do Antigo Testamento:

  • Hebreus 12.25: Êxodo 20.19;

  • Hebreus 12.26: Ageu 2.6;

  • Hebreus 12.29: Deuteronômio 4.24;

  • Hebreus 13.2: Gênesis 18 e 19;

  • Hebreus 13.5: Deuteronômio 31.6 e Josué 1.5;

  • Hebreus 13.5: Salmo 118.6.

Você percebe o que o autor de Hebreus está fazendo? Ele está citando textos do Antigo Testamento de promessas que Deus fez no passado e são aplicáveis à vida dele e de seus leitores. Textos antigos! O do verso 5, centro dessas reflexões, tinha mais de 1.500 anos no tempo deles e 3.500 anos no nosso tempo. No entanto, essa maravilhosa promessa de Deus continua válida para todos os seus filhos.


Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

O autor está nos ensinando que precisamos conhecer as Escrituras, inclusive o Antigo Testamento. Conhecer e estudar a Bíblia é essencial para desfrutar as promessas de Deus.


Se você tirar as citações ou alusões da carta aos Hebreus, ela ficaria com menos da metade do seu tamanho, e pior, o autor perderia a argumentação que ele faz em toda a carta: que a Nova Aliança em Cristo é superior à velha aliança da lei de Moisés; que Cristo é superior a tudo o que veio antes: a antiga revelação; o sistema sacerdotal; e que o povo de Deus pode ter plena confiança no Filho de Deus, o perfeito Sumo Sacerdote, que oferece a todas as pessoas o acesso imediato a Deus.


Quanto você conhece da Palavra de Deus? Infelizmente tem gente que só lê a Bíblia no domingo, no culto. Você tem que conhecer mais a Bíblia do que a gaveta onde você a guarda!


Você tem participado de algum grupo de estudo bíblico da igreja? Hoje você consegue participar de estudo bíblico sem ter que sair de casa. Estudamos mais a Bíblia na pandemia ou menos?


Se você tem dificuldade em entender a Bíblia ou estudá-la sozinho, peça ajuda a um amigo ou amiga da igreja, ao pastor, aos presbíteros, aos diáconos, obreiros. Assim você crescerá na fé e poderá desfrutar as promessas de Deus.


>>> Continua


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page