POR QUE "FILHO DE ABRAÃO"?
- Luiz Fernando Arêas

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Bom dia.

Em postagem anterior, vimos que o Novo Testamento começa com a frase: "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão." (Mateus 1.1)
Para enriquecer nosso entendimento sobre a genealogia de Cristo, voltemos no tempo alguns milhares de anos.

O local é uma planície na Babilônia.
Vários homens estão trabalhando ali. Há uma construção em andamento. Uma cidade vai brotando num progresso impressionante, com destaque para uma torre bem alta. A narrativa de Gênesis revela que há três razões para o ritmo acelerado dessa obra.
A primeira é que todos falavam a mesma língua e a comunicação fluía muito bem.
A segunda é que o ser humano atingira um certo avanço tecnológico, usando tijolos em vez de pedras e betume em vez de argamassa.
A terceira é que esses homens queriam construir uma torre que chegasse até os céus. Assim, ficariam famosos.
Deus frustra esse plano, confundindo (babel) a linguagem dos homens.
O projeto Babel é antropocêntrico. Os homens têm tecnologia. Querem construir uma torre (um zigurate) que chegue até os céus. Noutras palavras: "Deus, não precisamos de você para nada, nem para chegar aos céus. Podemos fazer isso sozinhos. Estamos unidos. Temos tecnologia e conhecimento".
Babel é o "suprassumo" da autossuficiência.
É nesse contexto que se inicia a história de Abraão. Deus diz a Ele: "Ande comigo, venha para onde eu lhe mostrar. Farei de você uma nação. Farei seu nome famoso. Darei a você uma terra e farei de você uma bênção, por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas". Essa última promessa foi cumprida por meio de Jesus Cristo, descendente (filho) de Abraão.
O projeto Abraão é teocêntrico. Tudo gira em torno de Deus. É Ele quem escolhe, engrandece e abençoa.
Qual projeto você tem abraçado na vida, o antropocêntrico ou o teocêntrico?
Eis o convite de Jesus para abraçarmos o projeto certo:
"Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve".
(Mateus 11.28-30)



Comentários