top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

POR QUE "FILHO DE ABRAÃO"?

Bom dia.




Em postagem anterior, vimos que o Novo Testamento começa com a frase: "Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão." (Mateus 1.1)


Para enriquecer nosso entendimento sobre a genealogia de Cristo, voltemos no tempo alguns milhares de anos.


O local é uma planície na Babilônia.


Vários homens estão trabalhando ali. Há uma construção em andamento. Uma cidade vai brotando num progresso impressionante, com destaque para uma torre bem alta. A narrativa de Gênesis revela que há três razões para o ritmo acelerado dessa obra.



  • A primeira é que todos falavam a mesma língua e a comunicação fluía muito bem.

  • A segunda é que o ser humano atingira um certo avanço tecnológico, usando tijolos em vez de pedras e betume em vez de argamassa.

  • A terceira é que esses homens queriam construir uma torre que chegasse até os céus. Assim, ficariam famosos.


Deus frustra esse plano, confundindo (babel) a linguagem dos homens.


O projeto Babel é antropocêntrico. Os homens têm tecnologia. Querem construir uma torre (um zigurate) que chegue até os céus. Noutras palavras, "Deus, não precisamos de você para nada, nem para chegar aos céus. Podemos fazer isso sozinhos. Estamos unidos. Temos tecnologia e conhecimento".


Babel é o "suprassumo" da autossuficiência.


É nesse contexto que se inicia a história de Abraão. Deus diz a Ele: "Ande comigo, venha para onde eu lhe indicar. Farei de você uma nação. Farei seu nome famoso. Darei a você uma terra e farei de você uma bênção, e por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas". Essa última promessa foi cumprida por meio de Jesus Cristo, descendente (filho) de Abraão.


O projeto Abraão é teocêntrico. Tudo gira em torno de Deus. É Ele quem escolhe, engrandece e abençoa.


Qual projeto você tem abraçado na vida, o antropocêntrico ou o teocêntrico?


Eis o convite de Jesus para abraçarmos o projeto certo:


"Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve".

(Mateus 11.28-30)


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page