top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

O TRAVESSEIRO DA SOBERANIA DE DEUS – parte 4 de 4

Bom dia.




Concluímos a reflexão sobre O TRAVESSEIRO DA SOBERANIA DE DEUS (veja parte 1, parte 2, parte 3).


Recordando as duas lições anteriores:


Paulo olhava para o futuro com uma certeza inabalável.


e


Cristo era o centro da vida dele.


A terceira e última lição é consequência das anteriores e está nos versos restantes, de 27 a 30.


Paulo exorta os filipenses a viverem de forma digna do evangelho.


Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês.
Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.

(Filipenses 1.27-30)


E como os cristãos devem fazer isso? Tendo consciência de que o cristão tem dupla cidadania, a terrena e a celestial. Em seguida, ele vai aludir a questão da desunião, que precisa ser tratada à luz do evangelho.


"Permaneçam firmes num só espírito; lutando juntos pela fé evangélica, sem se acovardar ou se esquivar diante de alguma oposição". Para isso, é necessário permanecerem unidos.


Para os primeiros cristãos, koinonia não era a "comunhão" enfeitada de passeios quinzenais patrocinados pela igreja. Não era chá, biscoitos e conversas sofisticadas no salão social depois do sermão. Era um compartilhar incondicional de suas vidas com os outros membros do corpo de Cristo.

Ronald J. Sider, 1939-2022


Às vezes isso implica em sofrimento. Aos cristãos foi dado não apenas o privilégio de crer em Cristo, mas de sofrer por ele. Não é só privilégio de Paulo ou dos filipenses, mas nosso também.


Essa mensagem de Paulo nos leva a refletir:


  • Temos a convicção de que Cristo está no controle de tudo na nossa vida?

  • Cristo é de fato o centro das nossas vidas?

  • Temos vivido de maneira digna do evangelho?


Porque custou caro para Cristo nos salvar e fazer de nós filhos de Deus. Custou seu sangue. Isso é motivação mais que suficiente para sofrermos por ele e lutarmos unidos pela fé.


As coisas espirituais vão contra a correnteza; o céu fica acima da montanha.

Richard Sibbes, 1577-1635


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page