top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

O ABANDONADO

Bom dia.


Nos salmos estão contidas todas, todas as emoções humanas.


Esteja como você estiver, há salmos para você, que vão ao encontro de como está o seu coração neste momento.


Sem dúvida, o salmo 22 é o mais doloroso de toda a Bíblia. Nenhum outro é capaz de superá-lo em dor, angústia e sensação de abandono. Ele é citado treze vezes no Novo Testamento, nove vezes no relato do sofrimento e morte do Senhor Jesus.

Uma das sete frases que Jesus fala na cruz é o início do salmo 22. Por esse motivo é conhecido como o salmo da cruz:

45 E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. 46 Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

(Mateus 27)

Ao citá-lo, Jesus está dizendo que este salmo é dele, é sobre ele. Há várias profecias no texto que nos mostram o Senhor "por dentro", sofrendo os horrores da cruz. Por exemplo:

14 Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. 15 Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

(Salmo 22)

Nelson Bomilcar, pastor, músico e escritor, traduziu essas verdades no projeto audiovisual Plataforma, com seu depoimento e a canção QUANDO SE ESTÁ SÓ, letra de Sérgio Pimenta e música do Nelson, que você pode acompanhar no fim deste texto.

Deus se encarnou, assumiu a forma de homem. Foi reconhecido em figura humana e Jesus é essa expressão exata do ser de Deus. Ele nos colocou com esse propósito de sermos mais parecidos com Jesus. E para sermos mais parecidos com Jesus, temos que viver dores, temos de viver momentos de solidão, de abandono. E na dor, no deserto, nós vamos conhecendo um pouco mais desse Deus que vai moldando nosso coração, nosso caráter, nosso temperamento. Deus permitiu que Jesus vivesse esse momento na cruz... Ele se sentiu naquele momento abandonado, experimentando dessa realidade. Mas ali foi construído um caminho no meio dessa solidão, no meio desse abandono até a cruz. E a cruz para nós, cristãos, é um momento de vitória, a possibilidade da ressurreição, que aconteceu, que trouxe vida onde havia cheiro de morte.

Nelson Bomilcar

John Stott disse que ninguém pode ir ao salmo 23 sem antes passar pelo salmo 22. Ninguém pode dizer que "o Senhor é o meu pastor", sem antes render-se ao Salvador ao contemplá-lo na cruz, agonizando e sofrendo pelos meus pecados.

Porque Jesus foi momentaneamente abandonado por Deus, nós podemos desfrutar da maravilhosa promessa de que jamais seremos abandonados por Deus:

porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

(Hebreus 13.5b)

Oração

Senhor meu Deus, Tu consolas ricamente todos os que se sabem totalmente abandonados. A porta de tua graça nunca está fechada. A nossa mente não consegue entendê-lo. Ela diz: "Está tudo perdido", esquecendo-se de que a cruz de Cristo faz renascer todos que esperam por teu auxílio.

Justus Jonas, 1493-1555


QUANDO SE ESTÁ SÓ letra: Sérgio Pimenta - música: Nelson Bomilcar


Quando se está só, o silêncio é mais profundo, As noites são mais longas, o frio mais intenso; E até a própria sombra parece estar mais junta, Como se soubesse quando se está só.

Quando se está só, um grito é desespero, Sussurro é loucura, o estalo mete medo; E a mão forte aparece e está sempre nos sonhos, Eternos pesadelos quando se está só.


Quando se está só, se está porque deseja, Pois ele com certeza não foge de ninguém; Deus está sempre perto, amigo, abraço aberto, Convida a ir com ele pra não mais estar só. Pra não mais estar só.



59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page