top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

MANTENDO O FOCO

Bom dia.



* Tradução: Siga [apenas] um curso até que tenha sucesso.


“Estejam vestidos, prontos para servir, e mantenham suas lâmpadas acesas, como se esperassem o seu senhor voltar do banquete de casamento. Então poderão abrir-lhe a porta e deixá-lo entrar no momento em que ele chegar e bater. Os servos que estiverem prontos, aguardando seu retorno, serão recompensados. Eu lhes digo a verdade: ele mesmo se vestirá como servo, indicará onde vocês se sentarão e os servirá enquanto estão à mesa! Quer ele venha no meio da noite, quer de madrugada, ele recompensará os servos que estiverem prontos.

“Entendam isto: se o dono da casa soubesse exatamente a que horas o ladrão viria, não permitiria que a casa fosse arrombada. Estejam também sempre preparados, pois o Filho do Homem virá quando menos esperam”.

(Lucas 12.35-48 - NVT)


Quantas vezes perdemos o foco das coisas importantes da vida? Nas palavras de Charles Hummel em seu livro "Livres da tirania da urgência", ed. Ultimato, quantas vezes deixamos que as coisas urgentes atropelem as importantes? Com que frequência perdemos o foco da jornada? O texto que lemos nessa manhã fala exatamente disso.


Há algum tempo fui ao neurologista, porque achava que minha memória estava piorando.

Cheguei a fazer exames, que não mostraram nenhum problema neurológico. "É problema de foco", sentenciou o médico. "Você faz muitas coisas ao mesmo tempo e não presta atenção na maioria delas".


É verdade. Temos todos sofrido desse mal. Não damos conta de processar a grande quantidade de informação com a qual somos bombardeados. Somos soterrados por montanhas de afazeres. Com facilidade a vida vai "nos levando" na correnteza das demandas.


Mark Twain, 1835-1910, famoso escritor americano do século XIX, impressionado com a superficialidade da sua geração, comparou-a ao com o rio Mississipi: quilômetros de largura e centímetros de profundidade. Se eu me lembrar, falarei isso para o meu médico na próxima consulta...


O perigo de perdermos o foco não é novo. Jesus falou muitas vezes sobre o assunto. Desde o início do capítulo 12 do Evangelho de Lucas, Jesus está rodeado por uma multidão, milhares de pessoas atropelando-se e pisando umas nas outras. No meio desse empurra-empurra, ele se dirige primeiramente aos seus discípulos.


E a grande mensagem do Bom Pastor proferida neste capítulo é: “não perca o foco!” Mantenha o foco para que você não perca a visão correta da vida. Então ele faz uma série de advertências a eles, que culminam no verso 35:


“Estejam vestidos, prontos para servir, e mantenham suas lâmpadas acesas..."

(Lucas 12.35)


O capítulo é longo e vale a pena lê-lo com calma. Listo aqui as advertências:

  1. cuidado para não temer mais aos homens do que a Deus. (vs 1 a 12);

  2. cuidado com a avareza (vs 13-21);

  3. cuidado com a ansiedade, veja bem onde você coloca seu coração, cuidado para não perder a visão do Reino (vs 22-34).


Todos esses fatores podem nos desviar do foco do que é mais importante, nossa espiritualidade sadia com Deus - olhos fitos nos céus e pés firmados na terra -, enquanto lidamos com as demandas e urgências.


Paul Tournier, 1898-1986 afirmou: “O produto final de nossa vida não depende tanto do número de coisas que fazemos, mas sim do quanto de nós mesmos é empregado em cada tarefa realizada.”


* Manter as lâmpadas acesas significa, literalmente, ter o suprimento de óleo necessário e permanecer acordado para abastecê-las. Manter os lombos cingidos (no grego, “mantenha o cinto na cintura”), significa estar preparado para a ação. É a mesma expressão usada na Páscoa do Êxodo, “comam a Páscoa de lombos vestidos”.

* Keener, Craig. Comentário Bíblico Histórico-Cultural do Novo Testamento, ed. Vida Nova.

Seus discípulos deveriam estar vestidos, prontos para a ação. E para ilustrar essas duas ordens, ele conta a parábola do servo vigilante (vs 35-48), que será tremendamente abençoado se for fiel e vigiar:

Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.

(Lucas 12.37)


O aspecto central dessa exortação de Jesus é "não perca  de vista a minha volta". "Não deixe que os afazeres diários da vida tirem seu foco de que, um dia, o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam”.


A questão prática é: como mantemos nossas lâmpadas acesas? Como não as deixar se apagarem?


Reposta: vigiando, "estando vestidos", preparados para servi-lo sempre, tomando cuidado para com as advertências feitas por Jesus e não perder o foco.


Que nossas prioridades não sejam sabotadas pela tirania das urgências. Alguém já disse que Deus não perguntará quantas coisas fizemos, mas o quanto de nós estava em cada uma delas.


Foco!


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page