top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

ISRAEL, NOS MOMENTOS DIFÍCEIS ELE ESTAVA LÁ

Bom dia.




Ao meditarmos nas Escrituras, somos estimulados a obedecer a Deus, a olharmos para trás e relembrarmos do seu sustento e cuidado nos nossos desertos.

2 Lembrem-se de como o SENHOR, seu Deus, os guiou pelo deserto estes quarenta anos, humilhando-os e pondo à prova seu caráter, para ver se vocês obedeceriam ou não a seus mandamentos. 3 Sim, ele os humilhou, permitindo que tivessem fome. Em seguida, ele os sustentou com maná, um alimento que nem vocês nem seus antepassados conheciam, a fim de lhes ensinar que as pessoas não vivem só de pão, mas de toda palavra que vem da boca do SENHOR.

(Deuteronômio 8.2-3)


Israel, você foi guiado por Deus no deserto, de maneira visível, diariamente, por uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite. Apesar do ambiente hostil, a presença do Senhor nunca se apartou de você.


4 Ao longo de todos estes quarenta anos, suas roupas não se gastaram e seus pés não incharam nem criaram bolhas. 5 Pensem nisto: assim como o pai disciplina o filho, também o SENHOR, seu Deus, disciplina vocês para o seu próprio bem.

(Deuteronômio 8.4-5)


Qual a sua necessidade mais básica, Israel? Comer? Beber? Vestir-se? Abrigo? No texto de hoje, vimos que não faltou nenhuma das necessidades básicas a você. Ninguém, ninguém mesmo, morreu de fome ou sede lá no deserto, ninguém ficou sem roupas. Deus cuidou de todos, em cada detalhe.

"Tenho grande necessidade de Cristo; tenho um grande Cristo para as minhas necessidades."

C. H. Spurgeon, 1834-1892


As provações têm motivos de existirem. Andar no deserto não é fácil. Ninguém gosta de ser humilhado. Contudo, Israel, o Senhor muitas vezes permite que você passe pelas dificuldades para que se revele o que está no seu coração e para que você perceba que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR”. Você guardará ou não os mandamentos do Senhor? Você é crente de fato ou é crente de boca, ó Israel? Qual é o tamanho da sua fé?


6 “Portanto, obedeçam aos mandamentos do SENHOR, seu Deus, andando em seus caminhos e temendo a ele. 7 Pois o SENHOR, seu Deus, está levando vocês para uma terra boa, com riachos e tanques de água, com fontes que jorram nos vales e colinas.

(Deuteronômio 8.6-7)


Quando você achar que o caminho pelo qual está passando é muito difícil, olhe na Palavra de Deus e busque enxergar a providência de Deus na sua vida, Israel. Foi meditando nesse mesmo livro, Deuteronômio, que o Filho de Deus venceu as tentações no deserto, apegando-se à Palavra de Deus. Portanto, Israel, é fundamental e inegociável para a sua vida conhecer a Palavra do Senhor. É de vital importância.


Em todos os momentos, especialmente nos desertos, Ele esteve lá, Israel, cuidando de suas necessidades mais básicas, disciplinando-o para o seu próprio bem, amando-o como um pai ama seu filho.

Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. 1Coríntios 10.3-4

Israel, siga em frente. Olhe para o seu Deus e Pai. Submeta-se ao seu cuidado e aos seus mandamentos. Foi para Ele que você foi criado. Busque em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas, suas necessidades básicas, comer, beber e vestir, serão acrescentadas pelo Pai Amoroso em sua vida.

"Escolhi o caminho da verdade; decidi viver de acordo com teus estatutos."

(Salmo 119.30)

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page