top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS

Bom dia.




Encontrei o belo texto de hoje no site (em inglês) https://www.wisdomhunters.com. "caçadores da Sabedoria". O autor é Boyd Bailey, fundador do site, com outros colaboradores. O texto foi traduzido com permissão.




“A autonomia busca em vão a independência, mas a humildade confia fielmente no poder sustentador de Deus.”


“Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”. 

 

Anos atrás, participei de um retiro de liderança em julho, em Lake Tahoe. As manhãs frias e os dias amenos foram um bom alívio para a úmida Atlanta, Geórgia. Peguei um folheto que descrevia as estatísticas da enorme extensão de Tahoe: 39 trilhões de galões de água, profundidade média de 300 metros, 115 quilômetros de costa e 99,9% de geleira pura escorrendo para esta antiga cratera. 


Surpreendentemente, se você pudesse despejar toda a água de Tahoe sobre o estado da Califórnia, ele ficaria coberta com 35,5 cm de água. Deus graciosamente falou ao meu coração: “Rapaz, concentre-se na profundidade do nosso relacionamento e eu cuidarei da amplitude do ministério”. Raízes espirituais profundas criam uma dependência sustentável de Deus.  


O profeta Jeremias nos dá a imagem de uma árvore plantada ao lado de uma corrente de água sempre corrente. Seu sistema radicular penetra gradualmente profundamente no solo úmido. Nunca falta alimento líquido para as folhas verdes bem acima do solo. O porta-voz de Deus diz que aqueles cuja confiança está no Senhor são como alguém que permanece plantado junto à Sua água viva


Doses diárias de Jesus nos fazem crescer na graça. Uma vida que permanece sempre perto da fonte da vida é sustentada pelo Espírito. 

Os ventos da adversidade apenas nos fazem curvar-nos diante de Cristo em louvor. A fidelidade dá frutos mesmo em situações acirradas. 


“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.”

A nossa necessidade de autonomia pode ser inimiga da nossa dependência de Deus. Jesus não é um acréscimo a uma vida plena e equilibrada – Ele é a nossa vida. É uma desonra ao nosso Salvador usá-Lo como último recurso somente depois de termos esgotado a nós mesmos e aos nossos recursos. 


Em contraste, quando a nossa confiança está em Cristo, o nosso padrão é depender Dele. Assim como as raízes de uma árvore saudável se estendem automaticamente além de si mesmas em busca de sustento, nós que confiamos no Senhor - naturalmente - nos apegamos a Cristo para nosso sustento espiritual. 


A autonomia pensa que se sustenta, a dependência sabe que é sustentada por Deus.

Portanto, certifique-se de que as raízes da sua confiança fluam profundamente na dependência do seu Salvador Jesus. Saia do seu casulo de falsa segurança e voe pela fé como uma linda borboleta em missão. Busque primeiro o reino de Deus — e não se esforce para construir o seu próprio reino. 


Ore por maneiras maiores de doar e evite construir celeiros maiores para estocar coisas. Talvez você reduza o tamanho para poder aumentar o tamanho para o Senhor. A fé enraizada em Jesus permanece frutífera – fazendo crescer as folhas verdes da graça de Deus, mesmo durante uma seca espiritual. A autonomia teme a perda – a dependência repousa na paz e no amor de Deus.   


“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”

Oração

Pai Celestial, aprofunde minhas raízes de fé na dependência de Ti e de Tua graça amorosa.


Passagens relacionadas com o tema

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page