top of page

ABRAÃO 07 - O DEUS QUE ME VÊ

  • Foto do escritor: Luiz Fernando Arêas
    Luiz Fernando Arêas
  • há 18 horas
  • 3 min de leitura

Bom dia.




A Bíblia é um livro autêntico, que não esconde os erros e falhas dos seus personagens.


Os conflitos domésticos na tenda de Abraão assumem contornos dramáticos, a ponto de Hagar, a escrava grávida do patriarca, fugir de Sara, sua senhora. Ela vai parar no deserto, que não é lugar para uma mulher grávida e solitária. Mas ela não está só.


O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur.

(Gênesis 16.7)


Aqui temos a primeira aparição deste personagem enigmático, o Anjo do Senhor, que fala na primeira pessoa como sendo Deus. Observe que o texto diz que o Anjo do Senhor a encontrou, e não o contrário. Ele poderia simplesmente deixá-la perambular no deserto, mas não o fez. Hagar é uma "ovelha perdida", e o Senhor vai atrás dela até encontrá-la.


e perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai, a minha senhora”.

(Gênesis 16.8)


As perguntas de Deus são frequentes nas Escrituras. Quando Deus pergunta, não o faz por ignorância, pois conhece plenamente a resposta. Suas perguntas, porém, expõem o coração humano, conduzem à reflexão e levam seus ouvintes a se revelarem. Hagar sabe de onde veio, mas não sabe para onde vai.


Disse-lhe então o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”.

(Gênesis 16.9)


Creio que não era bem isso que Hagar queria ouvir. Talvez ela preferisse ser consolada. Mas bênçãos estão por vir. "Vá para casa e se humilhe, Hagar, peça perdão a ela e resolva agir de maneira diferente a partir de agora."


Fugir dos problemas não é a solução. Às vezes, quando pensamos estar tão certos e insistimos em manter nossa posição, o que realmente precisamos fazer é nos humilhar, pedir perdão, amolecer o coração e responder com brandura.


A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.

(Provérbios 15.1)



O Anjo do Senhor passa a abençoar Hagar revelando os planos divinos para ela e o menino que vai nascer:


Disse mais o Anjo: “Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar... Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento”.

(Gênesis 16.10-12)


Abraão seria pai de nações, e Ismael (Deus ouve) está nos planos de Deus para isso. Contudo, seus dias seriam difíceis:


"Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos".

(Gênesis 16.12)


Tudo previsto e tudo controlado por Deus. A resposta de Hagar é uma das mais belas das Escrituras:


Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê?”

(Gênesis 16.13)


Franklin J. Andreen, em seu livro Abraham, escreve:

Eu amo essa frase. Muitas vezes, nas minhas horas mais sombrias, quando me sinto longe de Deus e não vejo como Ele poderia ter misericórdia de alguém como eu, disse: "Deus me vê. Você me vê como eu sou. Seus olhos flamejantes estão olhando bem para o meu coração agora. Para onde mais eu posso ir? Para onde posso fugir? O que posso esconder? Você me vê." E nesses momentos que, como em nenhum outro momento da minha vida, Deus toma seu grande balde de graça e amor e derrama sobre minha cabeça!

O anjo falou com Hagar, não com Sara (a vez dela ainda chegaria). A graça de Deus sempre nos surpreende.


O Senhor se importa com a mãe e com o filho. Deus visita uma escrava com sua salvação, e Hagar conhece o Senhor justamente em sua maior crise.


Deus ouviu e viu o sofrimento de Hagar e também está atento aos nossos momentos difíceis.


Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

(Sl 34.15)


Noutra ocasião, um anjo também falou a uma mulher chamada Maria que ela teria um filho, e deu nome a ele (Lucas 1.21-33). Esse filho também seria rejeitado e sofreria hostilidades. Jesus entende melhor do que qualquer pessoa o nosso sofrimento. Ele é o Deus que nos vê.


Nem Abraão merecia uma grande nação, nem Sara merecia ser mãe, nem Hagar merecia ser socorrida e abençoada. A graça de Deus é assim. Não a compreendemos, mas não podemos viver sem ela.


 
 
 

Comentários


Formulário de Assinatura

©2019 por COMEÇAR BEM O DIA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page