Bom dia.
E lá se vão vinte e cinco anos do chamado de Deus para Abraão andar com ele.
Treze anos se passaram do capítulo anterior para este. Nesse ponto da história, o patriarca está com noventa e nove anos. Talvez Abraão estivesse pensando que Deus já havia terminado sua obra na vida dele, pois ele e Sara estão avançados em idade, Ismael está com treze anos e há tempos Deus não se pronunciava. Mas a jornada não terminou. Muito mais haveria de vir.
Nesse cenário, o Senhor aparece a Abraão e lhe diz:
Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
(Gênesis 17.1)
Mais uma vez, Deus se revela, e podemos conhecer um pouco mais do seu caráter.
O Deus dos cristãos é o Todo-Poderoso, o El-Shaddai. Nada é impossível para Ele (Lucas 1.37), nada. Pouco importa se Abraão está com cem anos e Sara com noventa. Os propósitos de Deus se cumprirão.
Ele continua sendo Todo-Poderoso, mesmo quando não age quando e como achamos que Ele deveria agir, ou quando Ele permite que aconteça algo que não entendemos.
Devemos nos lembrar que o Todo-Poderoso tem o controle absoluto de todas as coisas, inclusive no tempo delicado de pandemia que tivemos. Coube e cabe a nós nos cuidarmos, fazermos nossa parte e aproveitar a ocasião da perplexidade e questionamentos de muitos para demonstrar nossa fé e convicção de que nossas vidas estão nas mãos do El-Shaddai.
E, se alguém lhes perguntar a respeito de sua esperança, estejam sempre preparados para explicá-la.
(1Pedro 3.15)
O Deus dos cristãos é um Deus de alianças. Várias vezes a palavra "aliança" aparece nesse capítulo e ao longo da Bíblia. Deus muda os nomes anteriores de Abraão e Sara e institui a circuncisão para todos do sexo masculino, um sinal visível da aliança de Deus com seu povo.
Hoje os cristãos vivem a Nova Aliança, celebrada através do sacrifício de Cristo (Lucas 22.20). Nossa circuncisão não é mais física, mas espiritual:
Em Cristo vocês foram circuncidados, mas não por uma operação física, e sim espiritual, na qual foi removido o domínio de sua natureza humana.
(Colossenses 2.11)
Andemos na presença do El-Shaddai, com fidelidade e integridade, em todo tempo.
A vida de vocês é uma jornada que deve ser empreendida com uma profunda consciência de Deus.
(1Pedro 1.17 - A Mensagem)
Comments