top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

A CAVERNA DE ELIAS

Bom dia.



Elias foi alguém poderosamente usado por Deus para restaurar a fé de Israel. Mas ele não era um super-homem. Tiago afirma que ele "era humano, como nós" (Tiago 5.17).


Depois do marcante capítulo de 1Reis 18, a retumbante vitória no monte Carmelo sobre 450 profetas de Baal e mais 400 profetas de Azerá, Elias recebeu a seguinte mensagem de Jezabel: “Que os deuses me castiguem severamente se, até amanhã nesta hora, eu não fizer a você o que você fez aos profetas de Baal!” (1Rs 19.2).


O profeta tinha seus altos e baixos. Apesar do sucesso do dia anterior no monte Carmelo sobre 850 homens, encontramos Elias morrendo de medo de uma mulher. O profeta entrou num estado de depressão que não lhe permitia ouvir a voz de Deus.


Tomado de medo, ele fugiu para salvar a vida. Encarou uma jornada de 40 dias pelo deserto até o monte Sinai. Ali encontra uma caverna, onde entra acompanhado dos sintomas clássicos da depressão: medo, solidão, vontade de morrer, cansaço excessivo e sentimento de rejeição.


No seu livro, "Elias: Um homem de heroísmo e humildade", editora Mundo Cristão, Charles Swindoll escreve:

"Elias foi, sem dúvida, um profeta heroico. Também foi um homem de grande humildade... Mas não nos esqueçamos de que ele foi apenas um homem – um ser humano como nós, sujeito às mesmas condições e problemas. Ele ficou desmotivado, sentiu desânimo e teve depressão. Houve uma ocasião em que ele não conseguiu livrar-se de seus males... Fico feliz ao ver este capítulo incluído nas Escrituras. Alegra-me saber que, quando Deus pinta o retrato de seus homens e mulheres, ele o faz com defeitos e tudo. Deus não ignora a fraqueza ou esconde a fragilidade de seus servos."

Concordo plenamente, e agradeço a Deus por esse capítulo, um estudo de caso sobre a depressão, a quarta enfermidade mais comum no planeta segundo a Organização Mundial de Saúde.


Sem o capítulo 19, você e eu poderíamos pensar que Elias era sobre-humano, e que sua vida era um eterno Monte Carmelo, plena de vitórias, sem descidas, tristezas ou cavernas. Mas, ei-lo lá, sozinho, fisicamente esgotado, emocionalmente exaurido, pedindo para si a morte, enfurnado na gruta escura.


Cuidado. Se você mora na cidade de São Paulo, estatisticamente falando, você tem 20% de chance de contrair a depressão. Isso mesmo, uma em cada cinco pessoas da selva de pedra sofre ou já sofreu desse terrível mal. A doença é democrática. Atinge homens e mulheres, ricos e pobres, casados, solteiros, jovens e até crianças.


O texto bíblico nos impressiona não só pela condição de Elias, mas também pelo tratamento divino para a depressão.


Deus permitiu que Elias tivesse um tempo de descanso e refrigério. Depois, graciosamente, Ele vai ao seu encontro naquela caverna escura e o chama para fora:

O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”.

(1Reis 19.11)


E Deus passou, mas precisou chamar a atenção de Elias de várias formas. Observe no texto que Deus não falou quando houve grandes manifestações como vento forte, terremoto e fogo, mas numa brisa suave. Elias perdera o foco e precisava novamente ouvir a voz de Deus. Era necessário que ele aquietasse seu coração. Só assim pode perceber o quanto ele estava errado em suas deduções.

“A consciência é a voz de Deus chamando os homens a uma vida melhor. Para ouvirmos a voz mansa e de um suave silêncio como Elias ouviu, devemos estar atentos, e se vamos acatá-la, devemos ficar quietos.”

Além desse carinhoso e paciente encontro, Deus lhe providenciou um amigo, Eliseu.


O Senhor Deus visita cavernas. Ele resgata o perdido. Ele é o Médico dos médicos, e pode curar qualquer enfermidade.


Que sejamos livres dessa enfermidade. Estejamos sempre atentos ao ouvir da mansa voz do Senhor na mais calma das brisas. Que tenhamos amigos (poucos sim, mas verdadeiros). E que o Senhor nos visite carinhosamente, assim como fez com seu profeta.


Os principais perigos para a mente do cristão são a depressão e o desânimo.

John Stott, 1921-2011


1.542 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Formulário de Assinatura

©2019 por COMEÇAR BEM O DIA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page