SABEDORIA DIVINA: O CAMINHO PARA UMA VIDA PLENA E ABENÇOADA - parte 2 de 3
- Luiz Fernando Arêas

- 6 de ago.
- 3 min de leitura
Bom dia.
Leia Provérbios 3.1-12

Continuamos nossa reflexão sobre Sabedoria Divina: o caminho para uma vida plena e abençoada. (veja a parte 1)
Vimos anteriormente que obedecer aos mandamentos de Deus traz bênçãos, como longevidade, prosperidade e paz.
A Escritura prossegue dando direção e prometendo grandes benefícios.
3 Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. 4 Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação.
(Provérbios 3.3,4)
O amor e a fidelidade são qualidades importantes de caráter. Ambas envolvem ações e atitudes. Uma pessoa amorosa não apenas sente amor; ela também age com lealdade e responsabilidade.
A ideia de lutar contra a superficialidade está aqui também: “Aprenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração”.
Cultive o amor e a fidelidade. Uma pessoa fiel não apenas acredita na verdade; ela também trabalha pela justiça para os outros. Pensamentos e palavras não são suficientes — nossas atitudes revelam se somos de fato amorosos e fiéis.
As atitudes dos homens são os melhores indicadores de seus princípios.
Stephen Charnock, 1628-1680
O que suas atitudes têm mostrado sobre você?
Relembremos os benefícios prometidos nessa passagem de Provérbios desde o início: vida longa e próspera; paz; o favor de Deus e dos homens; boa reputação.
Reputação e caráter não são a mesma coisa. Reputação é o que as pessoas pensam de você. Caráter é o que Deus conhece sobre você.
5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; 6 reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
(Provérbios 3.5-6)
Aqui temos uma afirmação de importância suprema!
"Confiar" aqui tem o sentido de apoiar-se completamente em algo, descansar e depositar toda a confiança nessa pessoa ou coisa. Pense num idoso que precisa se apoiar no braço de outra pessoa para ficar firme. Sem esse apoio, ele não consegue caminhar, nem mesmo ficar de pé.
Quando precisamos tomar uma decisão importante, às vezes sentimos que não podemos confiar em ninguém — nem mesmo em Deus. Mas Ele sabe o que é melhor para nós. Ele julga melhor os nossos desejos do que nós mesmos! Devemos confiar Nele completamente em cada escolha que fazemos.
Isso não significa descartar o pensamento cuidadoso ou subestimar nossa capacidade de raciocinar, dada por Deus; no entanto, não devemos confiar exclusivamente em nossas próprias ideias, ignorando todas as outras.
Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos. Sempre devemos estar dispostos a ouvir e ser corrigidos pela Palavra de Deus e por conselheiros sábios.
A lição é: confiar em Deus completamente, não em nossa própria compreensão limitada.
Apresente suas decisões a Deus em oração; use a Bíblia como seu guia; e então siga a direção de Deus. Ele tornará seus caminhos retos, dando direção e proteção. Isso significa entregar a Ele cada área de nossa vida. Cerca de mil anos depois, Jesus enfatizou essa mesma verdade:
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
(Mateus 6.33)
Observe nos versos 5 e 6 a ênfase da palavrinha “todo”: “todo o seu coração” e “em todos os seus caminhos”. O texto não fala aqui de superficialidade nem de apenas algo feito em parte, mas de maneira total, completa.
“Reconhecer” no verso 6 é literalmente “saber”, que contém a ideia de reconhecer, “ter consciência de” e “ter comunhão com”. Portanto temos uma expressão muito importante aqui.
Examine seus valores e prioridades. O que é realmente importante para você?
Sabe onde suas prioridades são reveladas? Na sua agenda.
Existe algum caminho em sua vida em que ainda não reconheceu Deus? Talvez você já reconheça Deus em muitas áreas da sua vida, mas são aquelas em que você tenta restringir ou ignorar Sua influência que lhe trarão sofrimento.
>>> continua



Comentários