top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

LIÇÕES DE "EMANUEL" parte 1

Bom dia.



Setecentos anos antes de Cristo nascer, o profeta Isaías anunciava sua vinda, como no texto de hoje. "Deus conosco".


Jesus é Deus. O significado do Natal é que o Criador de tudo o que existe, o Todo-Poderoso Rei do Universo, tornou-se humano. Emanuel.


Jesus não foi apenas um profeta, uma pessoa cativante, um religioso. Ele é o próprio Deus. Na pregação de Paulo em Atos 20, ele afirma que Deus comprou a igreja com seu próprio sangue. Deus se tornou humano em Jesus Cristo.


Emanuel é o grande consolo do salmista no vale da sombra da morte:


“Mesmo quando eu andar -por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”

(Salmo 23.4)


John Wesley (1703-1791), fundador do Metodismo, ao morrer, emitiu suas últimas palavras: “o melhor de tudo é que Deus está conosco. Emanuel.”


Tive o privilégio de pastorear uma igreja chinesa durante treze anos. Havia lá uma saudosa anciã, agora com o Senhor, que vez por outra ouvia minhas dificuldades e me aconselhava. Depois de prestar atenção e ponderar tudo o que eu tinha dito, ela falava comigo. E seu aconselhamento consistia apenas de duas palavras, ditas com carinho: "pastor, Emanuel". Simples assim.


Os problemas urgem. As dificuldades são reais. A história do Natal é carregada delas. E os planos de Deus foram todos bem-sucedidos.


Um ano está terminando, com todas as dificuldades que o acompanharam. Outro, iniciando. Mas “o melhor de tudo é que Deus está conosco. Emanuel.”


A bela canção "Ele está aqui", de Edilson Botelho, é bem apropriada para completar nossa reflexão. Emanuel!



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page