top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

“ATÉ AQUI O SENHOR NOS AJUDOU”

Bom dia.




É o último dia do ano, que trouxe consigo um misto de lutas, dores, dificuldades e alegrias. Como diria meu saudoso sogro, "a vida é essa"...


Seja qual for o balanço que você faz do ano, convido você a refletir nessa bela frase do profeta Samuel: "Até aqui o Senhor nos ajudou".


O texto de hoje mostra que Israel enfrentava atritos com os filisteus havia décadas (e ainda os enfrentaria nos dias de Saul e Davi). Liderados por Samuel, os israelitas voltaram-se ao Senhor de todo o coração, livrando-se de seus deuses estrangeiros, com jejum e confissão de pecados. Enquanto isso acontecia, os filisteus se aproximaram para a batalha.

Naquele dia, porém, o SENHOR falou do céu com voz poderosa de trovão, provocando pânico entre os filisteus, e eles foram derrotados diante dos israelitas.

(1Samuel 7.10)


Samuel tomou uma grande pedra e a fez de memorial,


Deu à pedra o nome de Ebenézer, pois disse: “Até aqui o SENHOR nos ajudou!”.

(1Samuel 12)


Ebenézer significa "pedra de ajuda", e deu nome àquele local. Deus, a "pedra de ajuda", dera a vitória ao seu povo, e isso seria lembrado para sempre.


Hudson Taylor (1832-1905), missionário inglês na China, costumava pendurar em todas as casas onde morava uma placa que dizia: "Ebenézer - Adonai jiré". Juntas, essas palavras em hebraico significam: "Até aqui nos ajudou o Senhor e proverá (nos ajudará daqui em diante)". Que grande estímulo para nossa fé!


A gratidão deve ser uma prática constante em nossas vidas, (Colossenses 3.15, 1Tessalonicenses 5.18). É um exercício espiritual e faz bem à alma. Se chegamos até aqui foi por causa da graça de Deus. Poderíamos ter sucumbido nas batalhas que travamos. Se a situação não está tão boa, certamente ela estaria bem pior, não fosse a boa mão do nosso Deus sobre nós.

Tim Keller proferiu estas palavras valiosas numa pregação:

"Eu posso recordar quantas vezes na minha vida Deus já me livrou de problemas. Posso lembrar também das vezes que Ele NÃO me livrou dos problemas como eu gostaria, mas ainda assim me sustentou no meio deles."

Orações

Glória seja a ti. Senhor. glória seja a ti, o Santo. Glória seja a ti, o Rei. pois tu nos deste nosso alimento para nos alegrar. Enche-nos com o Espírito Santo. Assim, que sejamos aceitáveis perante ti. Dá que não sejamos condenados. quando a cada um retribuíres segundo as suas obras.

João Crisóstomo.


Concede-me. onipotente Deus. que eu examine a tua vontade referente à minha vida, com todo o cuidado, que a conheça e cumpra sem qualquer restrição. Põe tu ordem em minha vida de tal forma que ela possa servir para tua glória e para minha salvação. Dá que meu caminho seja reto e certeiro e que me leve ao alvo.

Tomás de Aquino



Obrigado, Senhor, pelo ano que passou. Obrigado por ter sido nossa pedra de ajuda, nosso refúgio e nosso protetor. Até aqui o Senhor nos ajudou. Dá-nos sempre um coração agradecido em todo o tempo. Amém.



Deus nunca recebe gratidão mais apropriada por sua bondade do que ver em seus filhos uma vida piedosa.

J. Blanchard, 1932-


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page