top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

A ARROGÂNCIA SERÁ PUNIDA

Bom dia.




Obadias é o menor livro do Antigo Testamento. Seu nome significa “servo (ou adorador) do SENHOR”. O nome é comum nas Escrituras, há pelo menos 12 pessoas no Antigo Testamento com esse nome, e nenhuma delas parece ser o profeta.


A meditação de hoje nos conduzirá a um sentimento que todos conhecemos: o orgulho, a arrogância, considerado um dos sete pecados capitais, que têm esse nome por conterem a ideia de dar origem a todos os outros pecados.


A profecia de Obadias não se dirige a Israel, mas a Edom, que era o vizinho ao sul de Judá, compartilhando uma fronteira comum. Mas os vizinhos nem sempre são amigos, e Edom não gostava de Judá.


O livro é pequeno e, mesmo assim, tem duas partes. A primeira (1-14) é dirigida a Edom e anuncia sua queda inevitável. Pela sua arrogância, violência e pelo mal praticado contra Judá, Edom seria destruído. A segunda parte fala do Dia do SENHOR (15-21). Será um tempo de julgamento e retribuição. Para Edom, haveria desgraça (v.15-16), mas, para Judá, salvação (v.17-20).


Apesar de serem irmãos, as relações entre Israel e Edom sempre foram de hostilidade. Os edomitas descendiam de Esaú, o irmão gêmeo mais velho de Jacó, de quem descendem os israelitas. Edom constantemente hostilizava os judeus.


Durante 20 anos (605-586 a.C.), os babilônios invadiram Judá, com repetidos ataques a Jerusalém, finalmente devastada em 586 a.C. Os edomitas viam nessas incursões uma oportunidade de se vingar de Israel. Antes do tempo que este livro foi escrito, eles tinham participado de ataques contra Judá.


Essa hostilidade é retratada nos versos 12 a 14. Edom se alegrou com a desgraça de Judá, quando este foi levado pela Babilônia para o cativeiro. Eles perseguiram alguns que escaparam da Babilônia e os venderam como escravos.

Com que frequência você se alegra com os infortúnios dos outros? Como somente Deus é o juiz, nunca devemos ficar felizes com os infortúnios dos outros, mesmo que pensemos que eles os merecem.

Edom era uma nação marcada pela arrogância. A terra de Edom ficava a sudeste do mar Morto. Sua região montanhosa podia atingir 1.070 m de altura. Por seu território passavam duas vias de tráfego importantes. Edom controlava boa parte do comércio norte-sul e lucrava muito com isso. Além disso, sua localização alta era uma espécie de fortaleza natural, e dificultava que fosse atacada.


O MINISTÉRIO PASTORAL ADVERTE: a segurança material pode abrir a porta para a arrogância.

Veja o verso 3.

A arrogância do seu coração o tem enganado, você que vive nas cavidades das rochas e constrói sua morada no alto dos montes; você que diz a si mesmo: ‘Quem pode me derrubar?’

Esse verso me lembra a parábola do Rico Insensato (Lucas 12.13-21), do homem que teve tanto sucesso na produção e queria guardar tudo para si, e Deus lhe diz: Louco! Essa noite pedirão a tua alma!


Todo orgulho é idolatria.

John Wesley, 1703-1791


O arrogante diz: há dois modos de se fazer as coisas: o meu e o errado. Quem pode me derrubar? Sou invencível!


Li esta ilustração sobre arrogância num dos livros de Mario Sergio Cortella. O general Sedgwick morreu na guerra civil norte-americana. Ao ver as tropas inimigas parando lá longe, não se preocupou sequer em se proteger. Ainda debochou, proferindo uma das frases mais fatídicas de todos os tempos: “Imagina se vou perder meu tempo. Dessa distância, eles não acertariam nem um elef...”. E caiu morto com sua frase incompleta, fulminado por um tiro certeiro na cabeça.


A arrogância será punida. Obadias nos ensina que podemos ter a certeza de que Deus castigará aqueles que maltrataram o povo de Deus. Deus disse a Abraão: “amaldiçoarei os que o amaldiçoarem”.


Aquilo que Edom considerava seus pontos fortes, seria sua queda.

  1. a segurança em sua cidade (versículos 3, 4) - Deus os mandaria despencar das alturas;

  2. o orgulho em sua autossuficiência (versículo 4) - Deus os humilharia;

  3. a riqueza (versículos 5, 6) - ladrões roubariam tudo o que tinham;

  4. os aliados (versículo 7) - Deus os faria se voltar contra Edom;

  5. a sabedoria (versículos 8, 9) - o sábio seria destruído.


Repreendamos todo e qualquer sentimento de arrogância do nosso coração.

A essência do pecado é a arrogância; a essência da salvação é a submissão.

Alan Redpath, 1907-1989



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page