• Luiz Fernando Arêas

UMA COISA PEÇO AO SENHOR - parte 2 de 2

Bom dia.


Leia Salmo 27.



São belas as imagens que Davi usa para declarar sua fé no Senhor, apesar de todas as dificuldades que o assaltam neste salmo.


A fortaleza da minha vida. Como encontramos um lugar de rocha sólida de confiança quando tudo o resto é turbilhão sobre nós? É essa capacidade de permanecer com confiança que faz o piedoso sobressair dos outros. Essa capacidade dá testemunho da presença de Deus em nossas vidas.


Onde você se esconde ou a quem você recorre quando a vida parece demais para suportar? Seu cônjuge ou um amigo próximo, um pastor ou mentor; seus pais? Para o salmista, Deus é a fortaleza da sua vida — o lugar seguro, quando tudo mais falhar.


Com muita frequência os relacionamentos humanos falham — justamente por isso, por serem humanos. Muitos de nós têm se sentido traídos ou abandonados pelos amigos, cônjuges e até os pais. As estatísticas não são boas. Crianças, adolescentes e mulheres sofrem abuso físico de parentes próximos, abusos emocionais, mesmo por líderes religiosos e os pais cristãos. Quando colocamos nossas esperanças e dependência em seres humanos falíveis, somos sujeitos a experimentar a decepção. Quando todos os nossos recursos humanos são incertos, para onde nos dirigimos em busca de um apoio inabalável?

A busca da verdadeira felicidade no contexto de uma vida sem Deus é como procurar uma agulha em um palheiro que não contém nenhuma agulha.

W. T. Purkiser, 1910-1992


De acordo com a salmista, o Senhor é o ÚNICO apoio confiável — aquele que nos aceita, "apesar de meu pai e minha mãe me abandonarem" (27.10). Não há experiência mais esmagadora para uma criança ou um filho do que ser abandonado pelos pais.

O Senhor Jesus sofreu o abandono de Deus na cruz para que eu e você jamais fôssemos abandonados. Por isso, podemos crer nas promessas de Deus nas Escrituras:

Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.”

Hebreus 13.5


Se Deus dissesse a você: Peça qualquer coisa; o que você diria a Ele?

A única coisa que peço ao SENHOR, o meu maior desejo, é morar na casa do SENHOR todos os dias de minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar em seu templo.

Salmo 27.4


O que Davi não pede? Não pede um exército, mudar as circunstâncias. Ele não pede isso. Não é errado pedir. Jesus nos ensina a pedir ao Pai pelo nosso pão, pelo nosso livramento, pelo nosso perdão. Mas Davi discerne sua maior necessidade. Aquilo que ele mais precisa na vida.


UMA SÓ COISA, escrita da maneira mais intensa possível. Eu quero uma comunhão inquebrável contigo, Senhor, um relacionamento inabalável.

Não devemos amar menos nossos cônjuges, filhos, família, profissão. Devemos amar mais a Deus.


Como o salmista se prepara para o dia da adversidade? Com perseverança, ele busca a orientação de Deus. O segredo da confiança demonstrada em público por Davi é a obediência que exercitava em sua vida privada: ele gastava tempo em comunhão com o Senhor e recebia dele as suas orientações.


Finalmente, Davi conclui este salmo com as mais belas palavras de encorajamento:

Espere pelo SENHOR e seja valente e corajoso; sim, espere pelo SENHOR.

Salmo 27,14


O salmista encoraja o leitor a buscar o mesmo padrão de resistência que ele modela no corpo do Salmo: em face do sofrimento e ataque, ele continua a confiar no Senhor, ao invés de seus próprios recursos.


Espere no SENHOR. (faça do Senhor sua Luz e Sua Salvação)

Seja forte! (O Senhor é minha fortaleza)

Coragem! (a quem temerei?)

Espere no SENHOR.


Talvez hoje você esteja ouvindo Deus dizer: “Busque a minha face”, através deste belo salmo. Responda a Ele! Não desista! Ouça-o.

A necessidade do mundo é ouvir a Deus.

Albert Einstein, 1879-1955


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo