top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

UM SALMO PARA ANIVERSÁRIOS

Bom dia.


Leia: Salmo 90



O Salmo 90 é provavelmente o salmo mais antigo do Saltério (livro dos Salmos), por foi escrito por Moisés, que viveu cerca de 1560 a. C. E viveu 120 anos (!), sendo quarenta no Egito, quarenta no deserto de Midiã, cuidando do rebanho do sobro (Êxodo, cap. 3) e quarenta no deserto de Parã, peregrinando com o povo de Israel em direção à Canaã.


A viagem do Egito à Canaã, poderia ter durado cerca de três meses, mas por causa da desobediência de Israel, Deus fez com que levasse quarenta anos (Números, 14).


Os Salmos foram divididos em cinco livros. O Salmo 90 abre o Livro IV (de 90 a 106). O livro III (73 a 89) é chamado o "livro das crises" e termina com um grande tom de desesperança. "Será que Deus se esqueceu de nós? Seu amor terminou?..."


A abertura do Salmo 90 vem apaziguar esse sentimento de abandono expressado pelo Salmo 89:


1 Senhor, tu tens sido nosso refúgio ao longo das gerações. 2 Antes que os montes nascessem, antes que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

(Salmo 90, 1,2)


E quem melhor que Moisés para refletir sobre o tempo, a duração da vida? Apesar dos seus 120 anos vividos, ele escreve no verso 10:


Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!

Impressionante a atualidade do final do texto! Nem parece ter sido escrito há mais de 3.500 anos.


A escritora Eliane Brum tem uma frase que retrata esse voar da vida:


Os dias têm sido tão acelerados que os anos já não começam nem terminam, mas se emendam...

(Eliane Brum)


"Imagine que você tenha uma conta bancária em que toda manhã são depositados 86.400 reais. Porém não é permitido guardar nada para outros dias: todas as noites a conta é zerada, independente de quanto você tenha usado.


E aí, o que você faria? Provavelmente se esforçaria para usar tudo. Pois bem, isso não é apenas imaginação. Todos nós somos clientes desse banco, chamado tempo. Todos os dias nós recebemos 86.400 segundos. Todas as manhãs a conta é reiniciada e todas as noites é zerada.

Simples assim, não há volta, não se recupera tempo perdido.


Há tempos, vi nesses canais da Discovery uma senhora atleta. Sua aparência era de alguém pelo menos 15 anos mais jovem. Ela explica que luta de todas as formas possíveis contra os efeitos do tempo. Ela se exercita todo o dia, dá a entrevista usando roupa de academia, faz "espacate". Pinta o cabelo, usa maquiagem. Tem os melhores cremes, usa botox e silicone. Conclui sua entrevista puxando a pele das costas da mão, que se estica uns 5 cm, dizendo: não posso lutar contra isso...

 

O que você está fazendo com o seu tempo?"


O Salmo 90 fala da Eternidade de Deus e da transitoriedade da vida humana. Dos 17 versos, apenas 4 não fazem referência ao tempo.


Moisés escreve uma oração por uma vida longa que seja satisfeita EM DEUS. Ele justapõe a natureza eterna do Senhor (vv. 1-2) com a temporalidade da humanidade (cf. vv. 3-6), concentrando-se no pecado do homem como a razão para a brevidade da vida humana (vv. 7-12).


E conclui com uma petição para que os seres humanos possam desfrutar de uma vida longa que se satisfaça no amor infalível do Senhor (vv. 13 e 17).



Olhando para a vida que tantos desperdiçam, o economista, escritor e investidor George Gilder cunhou a seguinte frase:


Os homens cobiçam, mas não sabem o quê; eles caminham, mas perdem a trilha de chegada; eles lutam e competem, mas esquecem o prêmio. Eles espalham a semente, mas se recusam a cuidar do solo nas devidas estações. Eles buscam poder e glória, mas perdem o significado da vida.

(George Gilder)


Ao lermos o Salmo 90 e meditando na eternidade de Deus e na transitoriedade da vida, chegamos ao belíssimo verso 12:



Envelhecer é inevitável... Mas envelhecer com sabedoria, vivendo todos os nossos dias ao máximo com Deus e para Deus, é viver com sabedoria.


Assim seja a nossa vida. Concluo com a bela tradução de 1Pedro 1.17, da tradução "A Mensagem":




Que nossas vidas sejam assim.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page