• Luiz Fernando Arêas

TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, 4/4

Bom dia.


Leia Salmo 29


Esta é a conclusão da série de reflexões sobre o Salmo 29. (Veja: parte 1, parte 2, parte 3)

3- TUA É A GLÓRIA, PARA SEMPRE. O salmo 29 começa e termina com a glória de Deus.


Os 2 últimos versos afirmam que, na sequência da tempestade, o Senhor estará presente para conceder força ao seu povo e para abençoá-lo com a paz.

O Senhor assentou-se soberano sobre o Dilúvio; o Senhor reina soberano para sempre. O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz. (Salmo 29.10.11)

Devemos procurar ler os salmos dentro do seu contexto, porque um salmo pode estar ligado aos salmos vizinhos. É o que acontece aqui. O salmo 29 está ligado aos salmos 28 e 30. A voz do Senhor no salmo 29 é uma resposta ao clamor do salmista no salmo 28.1:

A ti eu clamo, SENHOR, minha Rocha; não fiques indiferente para comigo. Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova. (Salmo 28.1)

Agora vejamos o que o salmista diz no salmo 30:

Eu te exaltarei, SENHOR, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa. SENHOR meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste. (Salmo 30.1,2)

Paz, apesar do caos (Salmo 29.11).


O salmo 29 nos convida a pensar na ação de Deus durante as tempestades das nossas próprias vidas.

O verso 10 diz literalmente no hebraico: "O Senhor assentou-se sobre o dilúvio. O Senhor assentou-se como Rei para sempre". Esse é um salmo de "entronização" do Senhor.


As águas representam o "caos" na Escritura. O dilúvio é o superlativo do caos. Mas o nosso Deus, Senhor dos senhores, reina absolutamente soberano sobre o caos do caos, sobre o dilúvio. E sobre "os caos" das nossas vidas também. 

Esse salmo não pode ser negligenciado por nós. A voz do Senhor manifesta-se com poder, majestade e glória nas águas, nos céus, nos desertos, sobre os poderosos e soberanamente sobre o caos. 

Em seguida a essas poderosas manifestações, o Todo-Poderoso visita seu povo com a força e a bênção e a paz. 

Tal como o salmo 23, este salmo tem implicações pessoais tremendas para nossas vidas.

Quais têm sido as tempestades da sua vida? Saiba que Deus está entronizado sobre elas. Sua voz ecoa soberanamente sobre o caos.


Jesus é aquele que acalma o mar, que anda sobre as águas. Que quebra os arrogantes. Que vence o deserto. Ele é o Bom Pastor que nos chama para andar com Ele. Ouçamos a voz do Senhor. Tributemos a Ele o reino, o poder e a glória, hoje e para sempre, Amém.


Se você acompanhou essa série e chegou até aqui, não pode deixar de ouvir essa música do Salmo 29, do Ministério Koinonya de Louvor, A voz do Senhor.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo