top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

NOSSAS PIORES ORAÇÕES - parte 3 de 3

Bom dia.


Leia Salmo 39


Hoje a conclusão deste estudo. (Veja aqui: parte 1, parte 2). Vimos anteriormente:


Parte 1 - PECADO NÃO CONFESSADO CAUSA A MAIOR ANGÚSTIA DE TODAS: A QUEBRA DA COMUNHÃO COM DEUS.


Parte 2 - A VIDA É CURTA. NÃO A DESPERDICE ESTANDO LONGE DE DEUS.



Continuando, DEUS MUITAS VEZES USARÁ MEIOS DOLOROSOS PARA NOS TRAZER DE VOLTA.


Frequentemente o salmista atribui as complicações que vive aos inimigos ou uma doença. Mas, no salmo 39, de acordo com o poeta, o causador de todas as dificuldades que ele enfrenta é Deus!


11 Tu repreendes e disciplinas o homem por causa do seu pecado; como traça destróis o que ele mais valoriza; de fato, o homem não passa de um sopro. Pausa
12 Ouve a minha oração, Senhor; escuta o meu grito de socorro; não sejas indiferente ao meu lamento. Pois sou para ti um estrangeiro, como foram todos os meus antepassados.
13 Desvia de mim os teus olhos, para que eu volte a ter alegria, antes que eu me vá e deixe de existir.

A pior de todas as orações do livro dos salmos está aí no verso 13. Essa é a razão do título desta série de mensagens, NOSSAS PIORES ORAÇÕES.


O Dr. James Houston afirma que o salmista ora assim porque está na mais profunda depressão. A Bíblia é tão autêntica que contém uma oração dessas, o salmista pedindo para que Deus se afaste, para que “dê um tempo”, pois não "o aguenta mais".


No seu comentário sobre este salmo, Erasmo (1466-1536) usa a analogia do paciente e do doutor, de modo que “mesmo se Deus força o bisturi para uma incisão muito profunda, não o faz com a intenção de matar, mas de curar o paciente".


C. S. Lewis (1898-1963) estava certo quando escreveu em "O problema da Dor":

"Deus sussurra a nós por meio de nossas alegrias, fala por meio de nossa consciência; mas grita por meio de nossas dores: elas são o seu megafone para despertar um mundo ensurdecido”.

Deus não nos quer longe dele. Muitas vezes usará meios dolorosos para nos trazer de volta, para perto. E quando o fizer, será movido pelo amor. Não para matar, mas para curar.


No mínimo, o salmo 39 ensina que Deus não atende todas as orações, especialmente uma absurda dessas, porque nada nos separará do seu amor (Romanos 8.39), nem mesmo nossas desatinadas orações, feitas nos piores momentos de nossas vidas.


Graças a Deus, há um momento de enorme lucidez bem no meio desse salmo (v. 7)

Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti.

Concluindo: ESPERE EM DEUS, MESMO EM MEIO AO DESESPERO


A mensagem do evangelho é que Jesus ficou "desamparado, sem Deus" na cruz (Salmo 22), para que seus discípulos pudessem desfrutar da maravilhosa promessa: Hebreus 13.5b:

... porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Aleluia! Graças a Deus por isso. E fiquemos atentos caso nos cheguem dias difíceis como os que o salmista enfrentou aqui.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page