Bom dia.
Leia Naum 1.1-8
Continuação do post O PERIGO QUE AMEAÇA AS GERAÇÕES POSTERIORES.
Concluímos hoje essa reflexão sobre a profecia inicial do profeta Naum.
Vimos que Deus não apenas é Bom, mas também Vingador. Quem lê atentamente os profetas percebe que essas duas mensagens estão lá, juízo e graça, julgamento e restauração.
Naum também retrata o Senhor como um Guerreiro Divino, e nada escapa ao seu poder, nem mesmo a "poderosa Nínive"; e vimos que a geração de ninivitas visitada por Jonas teve a bênção de ter um avivamento que, lamentavelmente, não durou até a geração posterior.
Se Deus é um Deus Vingador, a pergunta que precisa de resposta é essa:
COMO ESCAPAR DA FÚRIA DO DEUS VINGADOR?
A resposta está no verso 7, o verso mais conhecido do livro de Naum:
O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.
Lutero dizia: "no meu calendário só há dois dias. O dia de hoje e Aquele dia, o dia em que o Senhor voltará". Isso demonstra que Lutero levava a sério a busca da espiritualidade sadia, a que tem os pés firmes na terra (o dia de hoje) e os olhos fitos nos céus (Aquele dia).
A Bíblia afirma claramente que o dia de hoje pode ser muitas vezes o dia da angústia, e isso pode estar acontecendo conosco, aquele tempo em que o medo e a insegurança querem se abrigar na nossa alma.
Precisamos estar preparados para esse dia. E quando ele chegar, devemos nos refugiar em Deus. E Naum demonstra isso fazendo três afirmações acerca de Deus.
Porque Ele é bom, Ele é fortaleza, e conhece os que nele se refugiam.
Mesmo que eu não entenda os porquês do dia da angústia, posso me refugiar em Deus porque Ele é bom. Para quem o ama, sua misericórdia é um refúgio e fortaleza, suprindo todas as suas necessidades. Mas, para os inimigos de Deus, ele é uma inundação avassaladora que os varrerá.
Ele conhece os que nele se refugiam. Esse verbo “conhecer”, é mais que saber. É se importar, se envolver, se relacionar. Ele se importa com os que nele se refugiam. Enquanto lemos a Bíblia, ela também nos lê. Enquanto a lemos, ela nos faz perguntas, e uma delas, implícita no texto, é: em quê ou em quem você tem se refugiado?
O tipo de relacionamento que temos com Deus depende de nós. Que tipo de relacionamento você escolherá? O amor de Deus e do Cordeiro ou a ira deles?
Seremos todos julgados. Jesus firma no evangelho de Lucas que estava no meio de uma geração perversa. E os ninivitas, que se arrependeram com a pregação de Jonas, se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque ali estava quem é maior do que Jonas.
Aquele que crê em Cristo não é julgado. Aquele que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do único Filho de Deus.
(João 3.18)
Essa é a única maneira de escapar das mãos do Deus Vingador, correr arrependido para os braços do Pai Perdoador.
Hoje os braços do Pai estão abertos para acolher a todo aquele que se refugiar nele. Com o filho pródigo foi assim. E pode ser assim com você também, hoje. Agora mesmo.
Esse é o caminho que o Filho de Deus abriu para nós. Não há outro caminho para escapar do Deus Vingador.
Comments