• Luiz Fernando Arêas

AOS PÉS DE JESUS - parte 1

Bom dia.


Leia Marcos 3.13-19


A belíssima passagem de hoje fala da dinâmica do discipulado.

Olhando o contexto da passagem, percebemos que esse texto fica entre duas multidões, (Marcos 3.7 e 3.20), o que dá à passagem um aspecto ainda mais interessante.


E o que acontece entre esses dois textos? Jesus subiu a um monte e passa a noite ali em oração, conforme a narrativa paralela de Lucas (6.12). Ao amanhecer ele escolhe doze discípulos para estarem com ele durante três anos, e os chama de "apóstolos", que quer dizer: "enviados".

"Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele." (Marcos 3.13)

Uma das belezas deste texto está no seu movimento expresso nas preposições.

Chamou a si (para ele), aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele.... para que estivessem com ele. Percebe a dinâmica? Qual a ideia desse movimento? Intimidade.


Não há intimidade na multidão. É impossível. A multidão vem porque quer resolver problemas, quer ouvir, quer pão, quer cura e, muitas vezes, quer apenas ver o show. A multidão é utilitarista. Ela vai e vem, é inconstante. Discípulos permanecem com Jesus. A multidão é impessoal. Discípulos são absolutamente pessoais. A multidão não tem compromisso. Discípulos são sinônimos de compromisso, senão não são discípulos. Jesus não os chama para serem multidão, mas para serem discípulos.

Por isso, precisamos tomar cuidado com a distração gerada pelas multidões e concentrar-nos na produção artesanal de discípulos de Cristo. 
Ricardo Agreste

O texto prossegue dizendo que Jesus os enviou para pregar e para expulsar demônios. Considere a ordem das palavras. São dois movimentos. O primeiro, na direção de Deus. O segundo, na direção da multidão. Primeiro a Devoção, depois a Missão.


Essa é a dinâmica do discipulado. Ele os envia às multidões, para dela formarem discípulos, Tal processo transforma indivíduos em pessoas. E essas pessoas são chamadas para estarem com Jesus, porque Ele as quer perto dele. Bem perto...


Ouça o chamado do Mestre. Saia da multidão e vá para perto dele.

A meditação reverente na Palavra é mais importante para a saúde da alma do que a oração. É mais importante você ouvir as palavras de Deus do que ele ouvir as suas, embora uma atividade sempre leve à outra.

F. B. Meyer, 1847-1929

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo