• Luiz Fernando Arêas

ANTÍDOTO CONTRA A INSENSATEZ

Bom dia.


Leia: 1Samuel 25.1-31


O capítulo de hoje poderia ser chamado de “o Festival da Insensatez”. Você já falou ou fez algo de que se arrependeu amargamente depois? Acredito que ninguém está livre disso.

Os dicionários Houaiss e Aurélio definem o insensato assim: "Aquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida; insano, doido, delirante; falto de senso ou razão; demente, louco; descocado".


Mas isso não é coisa apenas de gente clinicamente louca nem emocionalmente instável. Uma atitude tresloucada, uma palavra mal pronunciada, geralmente num momento de grande tensão emocional, quando o coração “fala mais alto” do que a razão, certamente, um cenário familiar para a maioria de todos.


Davi passou por um momento desses. Escapou de cometer uma insensatez monumental, daquelas bem difíceis de consertar depois. Ele e seus 600 homens estavam no deserto, precisando de comida e bebida para se manterem. Encontram empregados de um homem rico fazendo a tosquia das ovelhas e resolvem cuidar deles para que nada lhes aconteça, esperando receber a justa paga pelo serviço.


O que Davi não imaginava é que estava lidando com Nabal, cujo nome, ironicamente, significa tolo, insensato! Nabal não apenas não recompensa Davi como o humilha chamando-o de fora-da-lei, através de seus mensageiros. Ao ouvir isso, Davi, numa explosão de ira, resolve marchar com seu exército sobre a casa de Nabal, determinado a fazer grande matança.


Há como parar um homem determinado, poderoso, irado, com 600 valentes ao seu comando? A destruição é iminente. Inocentes pagarão pela insensatez de Davi e Nabal.


Nesse cenário de confusão, Deus levanta uma mulher colossal, Abigail, cujo nome significa “meu pai é alegria”. Ao ser informada de tudo o que aconteceu, ela não titubeia. Imediatamente, vai à dispensa, carrega alguns jumentos com alimentos de primeira e os manda para Davi.


Em seguida, sai ao seu encontro, se atira aos seus pés e se desculpa pela atitude insensata do marido. Humildemente, ela se coloca como sua serva e diz:

Por favor, perdoe-me se o ofendi de algum modo. Que o SENHOR lhe conceda uma dinastia duradoura, pois está lutando as batalhas do SENHOR. Que ele o livre de fazer o mal durante toda a sua vida!

1Samuel 25.28


Como um esquadrão antibombas e cheia da sabedoria que vem do Senhor, Abigail desarma o coração enfurecido daquele que viria a ser o rei de Israel.


Aprendemos com a notável Abigail o antídoto contra a insensatez:

  • A agir prontamente diante dos problemas que nos envolvem;

  • Aproveitar as oportunidades e ocupar os espaços com o que Deus nos deu;

  • Sermos pacificadores, "fazedores de paz". "A insensatez alegra quem não tem juízo, mas quem tem bom senso permanece no caminho certo." (Provérbios 15.1);

  • A enxergar a mão de Deus nas situações.

Eis uma mulher preciosa, marcada pela sensibilidade, sabedoria e prontidão. Vendo isso, Davi casou-se com ela!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DECISÕES