top of page
  • Foto do escritorLuiz Fernando Arêas

ABRAÃO 09 - O VISITANTE E O HOSPITALEIRO

Bom dia.



Novamente o texto nos leva à tenda de Abraão.


Por causa da pandemia, a prática de fazer visitas ou praticar a hospitalidade precisou ser suspensa por vários meses. Que nosso coração não tenha se endurecido nem se esquecido dessas práticas.


No texto de hoje, a agenda de Abraão é Sara e interrompida por um motivo muito especial. Deus vem visitar Abraão e é hospedado por ele. São três homens, que o texto vai sutilmente identificando como sendo o Senhor e dois anjos.

"Continuem a amar uns aos outros como irmãos. Não se esqueçam de demonstrar hospitalidade, porque alguns, sem o saber, hospedaram anjos."

(Hebreus 13.1-2)


Abraão os acolhe da melhor maneira possível. Com presteza, ele providencia uma grande refeição para os visitantes que vieram à sua tenda. Eles se assentam debaixo duma árvore e Abraão fica em pé, pronto para servi-los no que for necessário. Então uma pergunta é feita e uma bênção, prometida:


“Onde está Sara, sua mulher?”, perguntaram os visitantes. “Está dentro da tenda”, respondeu Abraão. Então um deles disse: “Voltarei a visitar você por esta época, no ano que vem, e sua mulher, Sara, terá um filho”.

(Gênesis 18.9,10)


O texto nos diz que Abraão e Sara já são bem velhos, humanamente incapazes de gerar filhos. Dentro da tenda e atenta à conversa, Sara ri, desacreditando que tal coisa seria possível. Deus também ouvia atentamente o que Sara dizia e pensava:

Então o SENHOR disse a Abraão: “Por que Sara riu? Por que disse: ‘Pode uma mulher da minha idade ter um filho’? Existe alguma coisa difícil demais para o SENHOR? Voltarei por esta época, no ano que vem, e Sara terá um filho”.

(Gênesis 18.13-14)


Confrontada no seu erro, Sara reagiu assim:

Sara teve medo e, por isso, mentiu: “Eu não ri”. Mas ele disse: “Não é verdade. Você riu”.

(Gênesis 18.15)


Não há segredos para Deus nem por que ocultar nossos pecados diante dele. Ele sabe o que se passa dentro das nossas tendas e corações.


Deus com certeza saberia, pois ele conhece os segredos de cada coração.

(Salmo 44.21)


Na pandemia nossas agendas foram interrompidas "na marra". A vida teve que ser repensada. As notícias fizeram o coração peregrino oscilar entre o medo e a esperança. Mas Deus continua visitando aqueles que estão dispostos a "hospedá-lo". Jesus também frequentava casas, partilhava refeições e se hospedava com amigos, como Lázaro, Marta e Maria.


Você está desassossegado com alguma coisa? Deus sabe.


Seu coração teima em querer ficar ansioso com as incertezas? Porque sabemos que problemas sempre existirão. O Senhor conhece todos os segredos do seu coração. Derrame-o na presença dele. Diga-lhe quais são seus temores. Não lhe negue nada. Nosso Pai sabe de tudo o que precisamos.


O Senhor continua disposto a fortalecer laços, visitando famílias, tendas, casas, apartamentos, quartos, hospitais, prisões, cavernas, vilas, roças, igrejas. Todo coração que se abrir a Ele, será visitado.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page