Luiz Fernando Arêas

jan 83 min

RESILIÊNCIA – A ARTE DE SEGUIR EM FRENTE

Bom dia.

Leia: Isaías 40.25-31

Resiliência é a “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica” (Dicionário Houaiss).

Quando soltamos uma mola que estava pressionada, se ela for resiliente, retornará à sua posição original. Por extensão de sentido, a palavra também significa “a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”. Portanto, resiliência é tema presente em toda a Escritura.

A jornada humana é repleta de desafios. Nossos sofrimentos são inúmeros, sabemos bem.
 
A dor não é uma ilusão. O choro é real. A morte, as doenças e as decepções que a vida nos obriga a suportar são verdadeiras. Nossas cicatrizes físicas, emocionais e relacionais testificam isso.

Como perseverar, a despeito das instabilidades? Onde encontrar forças para suportar as pressões e seguir em frente? Como ser resiliente?

O sucesso é ir de fracasso em fracasso
 
sem perder o entusiasmo.

Winston Churchill (1874-1965)

O capítulo 40 do profeta Isaías pode nos ajudar.

Até o capítulo 39, na profecia de Isaías predominam palavras duras, advertências e ameaças do juízo divino. Israel vivia um tempo de grande desesperança. As tribulações eram tantas que o povo já nem olhava mais para cima, para o alto.

Sabedor de que seu povo estava no limite das forças, Deus inicia o capítulo 40 com as palavras: Consolem, consolem o meu povo... encorajem a Jerusalém. Apesar de tudo, há esperança. E que esperança é essa?

A glória de Deus será revelada (v. 5). O caminho será preparado para o nosso Deus (v. 3), porque ele virá, profecia que se refere a João Batista aprontando o caminho de Jesus (Mateus 3.3). Jesus é a glória revelada de Deus. Porque ele veio, podemos ter esperança, no presente e no futuro.

Ergam os olhos e olhem para as alturas...” (Isaías 40.26). Olhem para cima. Olhem para Deus.

Esse "erguer o olhar" me faz lembrar da música Por Onde Vais, de Sérgio Pimenta, CD "De Vento Em Popa", Vencedores por Cristo:

Por onde é que vais? Caminho a seguir.
 
Milhares que a paz almejam cumprir
 
Alguém para ouvir, buscar decisões,
 
Vagar pelo mar de opiniões...

Constante tropeçar no medo,
 
Com o olhar preso ao chão,
 
Sem querer sentir que a mão de Cristo quer ajudar.
 
Erga o olhar!
 
Por onde é que vais? Caminho a seguir.
 
Que leva à paz, ter Cristo é bem mais!

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças (v. 29). Ele recarrega nossas baterias, levanta nosso rosto e nos restaura o vigor. Jesus chama todos os que estão cansados e sobrecarregados para nele encontrarem alívio (Mateus 11.28-30).

Esse é o segredo da resiliência, nossa espera nele e a atuação dele em nós.

30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos,
 
e os moços tropeçam e caem;
 
31 mas aqueles que esperam no Senhor
 
renovam as suas forças.
 
Voam alto como águias;
 
correm e não ficam exaustos,
 
andam e não se cansam.

(Isaías 40.30,31)

O verbo "esperar" (v. 31) não significa "aguardar", mas depender e confiar, depositar a esperança em algo ou alguém.

Deus é totalmente digno de nossa confiança. Esperar nele significa fazer o que nos cabe e, num exercício de fé, depositar toda nossa esperança no Senhor. Assim, as forças serão renovadas, a perspectiva será ampliada (como a das águias) e encontraremos ânimo para seguir em frente.

Quando vier a Nova Jerusalém, profetizada primeiro por Isaías (caps. 65 e 66) e, depois, por João no Apocalipse (caps. 21 e 22), Deus enxugará toda lágrima dos nossos olhos. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.

Até lá, sigamos a recomendação do apóstolo Paulo:

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

(Efésios 6.10)

Força aí!

    280
    1