Luiz Fernando Arêas

fev 72 min

ANTÍDOTO CONTRA A INSENSATEZ

Bom dia.

Leia: 1Samuel 25.1-31

Você já falou ou fez algo de que se arrependeu amargamente depois? Acredito que ninguém está livre disso. O capítulo de hoje poderia ser chamado de “O Festival da Insensatez”.

Os dicionários Houaiss e Aurélio definem o insensato assim: "Aquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida; insano, doido, delirante; falto de senso ou razão; demente, louco; descocado".

Mas isso não é coisa apenas de gente clinicamente louca ou emocionalmente instável. Uma atitude tresloucada, uma palavra mal pronunciada, geralmente num momento de grande tensão emocional, quando o coração “fala mais alto” do que a razão, certamente, é um cenário familiar para a maioria de todos.

Davi passou por um momento desses. Escapou de cometer uma insensatez monumental, daquelas bem difíceis de consertar. Ele e seus 600 homens estavam no deserto, precisando de comida e bebida para se manterem. Encontram empregados de um homem rico fazendo a tosquia das ovelhas e resolvem cuidar deles para que nada lhes aconteça, esperando receber a justa paga pelo serviço.

O que Davi não imaginava é que estava lidando com Nabal, cujo nome, ironicamente, significa tolo, insensato! Nabal não apenas não recompensa Davi como o humilha chamando-o de fora-da-lei, através de seus mensageiros. Ao ouvir isso, Davi, numa explosão de ira, resolve marchar com seu exército sobre a casa de Nabal, determinado a fazer grande matança.

Há como parar um homem determinado, poderoso, irado, com 600 valentes ao seu comando? A destruição é iminente. Inocentes pagarão pela insensatez de Davi e Nabal.

Nesse cenário de confusão, Deus levanta uma mulher colossal, Abigail, cujo nome significa “meu pai é alegria”. Ao ser informada de tudo o que aconteceu, ela não titubeia. Imediatamente, vai à dispensa, carrega alguns jumentos com alimentos de primeira e os manda para Davi.

Em seguida, sai ao seu encontro, se atira aos seus pés e se desculpa pela atitude insensata do marido. Humildemente, ela se coloca como sua serva e diz:

Por favor, perdoe-me se o ofendi de algum modo. Que o SENHOR lhe conceda uma dinastia duradoura, pois está lutando as batalhas do SENHOR. Que ele o livre de fazer o mal durante toda a sua vida!

(1Samuel 25.28)

Como um esquadrão antibombas e cheia da sabedoria que vem do Senhor, Abigail desarma o coração enfurecido daquele que viria a ser o rei de Israel.

Aprendemos com a notável Abigail o antídoto contra a insensatez:

  • A agir prontamente diante dos problemas que nos envolvem;

  • Aproveitar as oportunidades e ocupar os espaços com o que Deus nos deu;

  • Sermos pacificadores, "fazedores de paz". "A insensatez alegra quem não tem juízo,
     
    mas quem tem bom senso permanece no caminho certo." (Provérbios 15.1);

  • A enxergar a mão de Deus nas situações.

Eis uma mulher preciosa, marcada pela sensibilidade, sabedoria e prontidão. Vendo isso, Davi casou-se com ela...

Que o Senhor nos dê esse discernimento de fazer a coisa certa, especialmente nos momentos críticos.

A Bíblia é o único livro ao qual todo homem sensato deve recorrer quando tiver qualquer interrogação honesta acerca da vida ou do destino, a fim de encontrar a resposta de Deus mediante uma busca sincera.

John Ruskin, 1819-1900

    200
    1